Tropa do Leite realiza reunião em Teutônia

O Grupo Técnico do Leite, mais conhecido por Tropa do Leite, realizou na última terça-feira, dia 16, no auditório do Colégio de Teutônia, a última reunião do ano, com integrantes da Emater/RS-Ascar e de outras organizações e entidades envolvidas com o setor leiteiro. Na ocasião, além de um balanço das atividades do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) e da Chamada Pública do Leite do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – que está sendo operacionalizada pela Emater/RS-Ascar -, foram realizadas palestras com temas como doenças metabólicas e dietas pré e pós-parto.

Criado em 2013, o Grupo, composto inicialmente por 15 municípios – hoje já está com 30 -, tem o objetivo de se encontrar periodicamente para promover trocas de experiências, capazes de fortalecer e qualificar a produção leiteira nos vales do Taquari e Caí, que compõem a região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado. O objetivo, de acordo com o gerente adjunto Diego Barden dos Santos é estreitar as relações entre produtores e técnicos da Instituição, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural continuadas e permanentes.

De acordo com Barden, o crescimento da produção pode não estar diretamente relacionado ao aumento do rebanho e sim, a outros aspectos, como a melhoria no manejo nutricional ou nos cuidados com a higiene. “E essa realidade trazida pelos técnicos, nas suas vivências de campo, de vínculo direto com produtores, que possibilita a troca de experiências entre os envolvidos”, analisa. Para 2015, a intenção será dar continuidade aos encontros, envolvendo ainda mais parceiros que possam contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. “É um trabalho em que todos ganham”, completa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...