Três comunidades ganham redes trifásicas

A Cooperativa de Energia de Fontoura Xavier (Cerfox) realizou, recentemente, um projeto para a troca de transformadores em três comunidades do interior – Três Barras, Miguelzinho Baixo e São Pedro Baixo. Em Três Barras, 22 famílias foram beneficiadas com a substituição de oito transformadores monofásicos por trifásicos, o que possibilita o aumento de potência e o fornecimento de uma energia de melhor qualidade, consequentemente colabora para que os produtores possam ampliar seus investimentos nas propriedades.

A família Dermachi é uma das contempladas. Para eles, o investimento foi de suma importância para toda a comunidade. “Antes, só podíamos utilizar um aparelho de cada vez. Hoje, conseguimos ligar todos os equipamentos sem ter queda de luz”, salienta Carmen, a matriarca da família, que tem nos suínos, fumo e gado leiteiro as principais fontes de renda da propriedade.

As instalações da empresa de conservas e aipim descascado Fine Fati Alimentos só foi possível com a troca dos transformadores. O proprietário Cesar Antônio Gheno solicitou à Cerfox, as mudanças e foi atendido, com isso o agricultor poderá adquirir mais uma câmara fria para o negócio. “O investimento era essencial para que a empresa funcionasse. Agora, conseguimos trabalhar e também gerar empregos”, afirma.

Da mesma forma, o produtor de fumo e leite Domingo Dartora sofria com o transformador monofásico. “Se precisava ligar o chuveiro, tínhamos que desligar todos os outros aparelhos que ficam dentro de casa, para que não faltasse luz”, conta. Segundo Dartora, a mudança também ajudará na produção da propriedade.

De acordo com o presidente da Cerfox, Jandir C. Zanotelli, o objetivo da Cooperativa sempre foi o de proporcionar melhores condições de vida aos associados. “Queremos oferecer qualidade para que as pessoas permaneçam nas comunidades e invistam nas propriedades, para que assim possam contribuir com o desenvolvimento dos municípios e da região, e principalmente possam desfrutar de uma qualidade de vida cada vez melhor”, afirma.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...