Trabalho pela gestão das águas marca aniversário do Comitê Taquari-Antas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas completou no último sábado, dia 8, 15 anos de fundação. A trajetória é baseada na gestão compartilhada e participativa dos recursos hídricos que contemplam 118 cidades do Rio Grande do Sul. O maior objetivo do colegiado é trabalhar por um sistema que garanta para as futuras gerações água de qualidade e em quantidade suficiente para os múltiplos usos.

Estas premissas estiveram mais uma vez evidenciadas na reunião do Comitê Taquari-Antas realizada na última sexta-feira, dia 7, em Lajeado. Cerca de 60 pessoas, a maioria membros do parlamento, acompanharam a atividade. “Esta reunião tem um significado muito especial para o Comitê Taquari-Antas. São 15 anos que espelham a articulação de uma região bastante grande, e nada mais significativo do que estarmos reunidos para juntos trabalharmos pela consolidação deste processo”, destacou o presidente da entidade, Daniel Schmitz.

A caminhada continua, e o foco atual da articulação do Taquari-Antas é a participação no Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul. O evento vai ocorrer nos dias 18 e 19 de julho, em Santa Maria, e vai envolver os 25 parlamentos do Estado. Os presentes na reunião compartilharam opiniões e sugestões de assuntos para serem abordados na atividade. O Encontro Estadual será norteado pela implementação completa do Sistema de Recursos Hídricos. Este é visto como essencial para a consolidação de políticas com vistas ao desenvolvimento sustentável do Estado.

O evento terá uma segunda etapa conclusiva durante o 15° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O Rio Grande do Sul é anfitrião da programação que transcorrerá entre 14 e 18 de outubro, em Porto Alegre. Comitês de todo o Brasil vão estar reunidos em torno de discussões embasadas pelo mote “Comitê de Bacia Hidrográfica: ponte para a cooperação pelas águas”. Os membros do Taquari-Antas também deverão contribuir com propostas de abordagens e problemáticas a serem discutidas na atividade nacional.

Plano da Bacia Taquari-Antas

Também foi pauta da reunião na Univates o Plano da Bacia Taquari-Antas. A fase atual do processo consiste na articulação dos membros do Comitê em seus grupos de trabalho. Eles deverão estudar e apontar diretrizes para ações sugeridas no Plano da Bacia. Os resultados obtidos vão contribuir para a última etapa do Plano, que determinará as intervenções para melhoria da qualidade das águas e também para a gestão dos municípios e da Bacia como um todo.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...