Trabalho da Languiru com seus associados serve de exemplo para cooperativa de São Lourenço do Sul

O bom relacionamento da Cooperativa Languiru com seus associados, com destaque para a fidelização e os excelentes índices de produtividade, o trabalho do departamento técnico e os programas de incentivo à formação profissional pautaram visita de dirigentes da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul – Coopar, de São Lourenço do Sul, à cooperativa teutoniense, no mês de agosto.

O presidente da coirmã, Zilmar Caetano de Almeida, o diretor conselheiro administrativo José Sidney Nunes de Almeida, o secretário administrativo Hélio Gilberto Hax e o gerente da indústria de laticínios Fábio Bender, buscaram esta aproximação com a Languiru, pois, segundo eles, a mesma “serve de exemplo para o cooperativismo agropecuário gaúcho”.

O grupo foi recebido pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier, assessor da direção Silério Hamester e gerente de Recursos Humanos Tânia Schardong.

Gestão empresarial e social

A troca de informações esteve baseada na gestão empresarial e social das cooperativas. “Construir em conjunto está na essência do cooperativismo, e isso fica evidente na Cooperativa Languiru. Por isso buscamos esta aproximação, uma oportunidade para conhecermos melhor o trabalho da coirmã de Teutônia. Os nossos associados precisam saber mais sobre cooperativismo, ampliando sua reflexão sobre a empresa e o seu valor social”, enfatizou Zilmar.

Kreimeier igualmente frisou a importância da intercooperação. “Todos temos muito a aprender um com o outro. Os associados são o maior patrimônio da Languiru”.

Sobre isso, José Sidney reafirmou que na região Sul do Estado ainda há muito para evoluir. “Precisamos promover o cooperativismo, aproximar cada vez mais a Coopar dos associados e da comunidade. E nisso vemos o excelente trabalho desenvolvido pela Languiru, além da valorização do seu quadro de colaboradores. Certamente aqui encontramos excelentes alternativas que incentivam a permanência dos jovens no campo, com a diversificação e estímulos à educação, tornando o meio rural atrativo e de grande nível profissional.”

Valor do quadro social e funcional

A gerente de RH da Languiru apresentou algumas das principais ações da cooperativa que envolvem o quadro de colaboradores, bem como iniciativas que beneficiam diretamente os associados. Nesse contexto receberam destaque investimentos em treinamentos e capacitações, estímulos à educação, parcerias com instituições de ensino e o trabalho com pessoas com deficiência (PCDs). O assessor da direção ainda falou da organização do quadro social da Languiru, com a formação de núcleos geográficos e a participação nas reuniões de líderes de núcleo e processo assemblear.

José Sidney elogiou o trabalho, adiantando que o exemplo da Languiru será muito útil para que a COOPAR busque o apoio de instituições de ensino na região de São Lourenço do Sul. “Precisamos desta aproximação para formar cidadãos cooperativos e profissionais qualificados em diferentes áreas, estimulando que permaneçam no município e contribuam para o desenvolvimento local e regional. Somente assim estaremos formando novas lideranças”, disse o conselheiro administrativo, atribuindo ao cooperativismo uma grande saída para a economia do município.

O presidente Dirceu Bayer se disse feliz com a visita, enfatizando que a Languiru está de portas abertas para receber representantes de outras cooperativas. “Ao longo da nossa história superamos dificuldades e hoje vivemos o melhor momento da Languiru, com o retorno dos investimentos realizados. Isso tem despertado a atenção de outras cooperativas e autoridades que buscam conhecer o nosso modelo de sustentabilidade.”

Santa Cruz do Sul busca aproximação com a Languiru

Na agenda de visitas, a Languiru também recebeu no dia 14 de agosto o secretário da Agricultura de Santa Cruz do Sul, Zeno José Assmann, acompanhado do diretor da secretaria Clero Luís Ghisleni.

Eles foram recepcionados pelo presidente Dirceu Bayer, pelo vice-presidente Renato Kreimeier, pelo coordenador do setor de suínos do Departamento Técnico Beto Markus e pelo coordenador comercial Fredi Schonhorst.

Em pauta a atuação da Languiru no município e a possibilidade de ampliação das parcerias nos setores de leite, aves e suínos. Nesse contexto os representantes da Administração Municipal se colocaram à disposição para incentivar e apoiar o trabalho da Languiru com os produtores rurais.

Durante a visita o grupo ainda visitou as instalações do Departamento Técnico e do Agrocenter Languiru.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...