Teutônia programa Fórum de Manejo de Solos

Como forma de celebrar 2015 como o Ano Internacional dos Solos, declarado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no final do ano passado, o município de Teutônia programa, para o próximo dia 11 de junho, o Fórum de Manejo de Solos. O evento ocorre no auditório central do Colégio Teutônia, a partir das 8h30min, tendo como tema “Solos e Água na Produção de Animais”. A promoção é da Emater/RS-Ascar e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Colégio Teutônia.

O Fórum é voltado a agricultores e técnicos dos vales do Taquari e Caí, que poderão realizar a inscrição nos escritórios da Emater/RS-Ascar de seu município. Na ocasião, serão realizadas diversas palestras com temas como solos na integração da lavoura e pecuária, manejo de bovinos para evitar a degradação do solo, solos e a qualidade das águas superficiais e efeitos do uso e manejo de dejetos animais sobre o ambiente. Entre os palestrantes estarão representantes de universidades e da Emater/RS-Ascar.

O objetivo da atividade, de acordo com o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Marcos Schäfer, será o de discutir a apontar caminhos para os manejos da água e do solo, com o objetivo de melhorar a sua conservação. “A intenção é que os debates propostos neste evento possam apontar as possíveis soluções e caminhos para a criação de animais”, salienta. Para Schafer, também será fundamental que cada município participante coloque em prática os ensinamentos repassados, ao menos em uma das propriedades. “Esta poderá servir como referência para as demais”, afirma.

Programação:

  • 8h30min – Recepção
  • 9h – Abertura
  • 9h30min – Palestra Solos na Integração da Lavoura Pecuária, ministrada pelo professor da Ufrgs Ibanor Anghinoni
  • 10h40min – Palestra Manejo de Bovinos para Evitar a Degradação do Sistema Solo, ministrada pelo assistente técnico estadual em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar Jaime Eduardo Reis
  • 11h40min – Almoço
  • 13h30min – Palestra Solos e a Qualidade das Águas Superficiais, ministrada pelo professor da UFSM Jean Minella
  • 14h30min – Palestra Efeitos do Uso e Manejo de Dejetos Animais Sobre o Ambiente, ministrada pelo professor da UFSM Celso Aita
  • 15h30min – Encaminhamentos
  • 16h15min – Encerramento

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...