Teutônia dá andamento para implantar Escola Técnica do Senai

A Administração Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio, realizou novo encontro no início deste mês com as partes envolvidas para a instalação da Escola Técnica do Senai em Teutônia. Estão em andamento as negociações para estabelecer a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai), CIC, empresários e poder público, devido ao grande interesse manifestado pelos empresários teutonienses em qualificar a mão-de-obra existente.

O principal objetivo da reunião foi planejar as próximas ações para a instalação da estrutura da Escola Técnica do Senai em Teutônia, junto ao ginásio do Parque Ipê, na Rua Dom Pedro II, no Bairro Canabarro. O prédio possui aproximadamente 750 metros quadrados e irá receber adequações na sua estrutura para abrigar oficina de calçados, oficina multiuso, laboratório lácteo, oficina de lácteos, 2 salas de aula, 1 sala multiuso, sanitários, secretaria e 2 almoxarifados/depósitos.

Ficou definido que a adequação da estrutura seria realizada pelas empresas e CIC Teutônia, em conjunto com o Senai. A Administração Municipal de Teutônia se comprometeu – e já tem Lei aprovada na Câmara de Vereadores – para pagar o aluguel do prédio para instalar a Escola Técnica do Senai, que visa a qualificação de mão-de-obra através de cursos profissionalizantes.

O Senai poderá atender a formação de trabalhadores de indústrias de laticínios, de calçados e do ramo metalmecânico, além de oferecer cursos que abrangem outras áreas, como construção civil, moveleiro e agroindústrias.

O secretário de Indústria e Comércio, José Mirto Petter, relatou que “estamos esperando a liberação do departamento de engenharia da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) para que possamos dar sequência aos procedimentos para adaptação e instalação das salas de aula e laboratórios, visando agilidade para o início das atividades. Pelo poder público já estaria funcionando, mas dependemos dessa liberação técnica”.

Calçados e Lácteos serão os primeiros cursos

Inicialmente, os primeiros cursos de qualificação serão: Jovem Aprendiz do setor calçadista e Jovem Aprendiz do setor de lácteos. Em seguida, outros cursos serão implantados de acordo com a demanda identificada nas empresas e conforme a procura de interessados.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa gratuito do governo federal que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, também está inserido no projeto do Senai e será desenvolvido em Teutônia.

Haverá Unidades Móveis do Senai que virão, periodicamente, para a realização de oficinas, que são cursos de execução mais rápidos. Petter ressalta que “todos os cursos realizados no Senai serão gratuitos”.

Investimentos das partes

O município irá financiar o aluguel do prédio, onde as aulas irão ocorrer, com estimativa de custo de R$ 2,7 mil mensais.

A CIC e os empresários irão realizar os investimentos para instalações e adaptações necessárias para o desenvolvimento das atividades.

O Senai será responsável por manter a estrutura física e de pessoal que serão disponibilizadas aos estudantes.

Parceria importante

O presidente da CIC, Ivandro Carlos Rosa, ressalta que “a importância deste projeto é que, superada essa fase administrativa da aprovação da lei para autorização do convênio, podemos dar prosseguimento para a implementação técnica, conseguiremos as informações e necessidades técnicas para receber esta escola. A CIC está empenhada em contribuir com nossa equipe técnica para facilitar a instalação da escola. Entendemos a importância desse treinamento, tanto para a população teutoniense quanto para as indústrias instaladas na cidade e região, porque a escola será microrregional”.

O vice-prefeito, Evandro Biondo, destaca que “a formação profissional, assim como a básica, são prioridade em Teutônia. Este será um projeto referencial e marco em nossa Administração Municipal, pois Teutônia é um pólo microrregional e não só servirá para a demanda teutoniense, mas de municípios próximos”.

No dia 3 de setembro, no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, o Senai apresentou seu novo gerente de operações, Leandro da Costa Leites Menezes, e o coordenador do Senai, Edson Ribeiro, para a Administração Municipal e para a CIC. Estiveram presentes na reunião: o vice-prefeito Evandro Biondo; o secretário municipal de Indústria e Comércio, José Mirto Petter; representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação; presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, Ivandro Carlos Rosa; e representantes das entidades.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...