Teutônia comemora Dia Estadual do Leite com grande evento

Depois de meses de planejamento, ocorre na próxima semana, de 16 a 18 de setembro, a 9ª edição do Fórum Tecnológico do Leite. Organizado pelo Colégio Teutônia e parceiros, o Fórum terá como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários” e marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, ainda acontece a 5ª edição da Feira Agro Comercial; a inédita “Escolinha do Leite”, com o apoio da Cooperativa Languiru – um bate-papo direcionado às crianças e estudantes das redes municipal, estadual e particular; além do já tradicional Concurso de Leite em Metro. Paralelamente a isso, nos dias 14 e 15 de setembro ocorre a 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional do Colégio Teutônia.

Os eventos buscam envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, bem como a comunidade em geral.

Feira Agro Comercial

Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do Colégio Teutônia e circuito temático dividido em cinco estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agro Comercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também receberá expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

A Feira Agro Comercial deverá contar com a participação de cerca de 25 expositores, dispostos no ginásio da SER Gaúcho, com espaço para maquinário de porte na área externa, juntamente com as sete agroindústrias: embutidos e derivados, queijos e derivados lácteos, conservas, massas e pães, mel e ovos coloniais. O foco será a agricultura familiar.

Circuito temático

Na Granja do Colégio Teutônia haverá cinco estações de trabalho, envolvendo parceiros do evento, com o público dividido em grupos para percorrer o circuito que irá disponibilizar 20 minutos para cada estande, atividades que ocorrem nas tardes de quinta e sexta-feira. Com o objetivo de sensibilizar os participantes para aplicação prática de tecnologia de produção, as estações abordarão nutrição da terneira e novilha; manejo da ensiladeira e total mix; como obter leite com qualidade; consorciação de pastagens; e adubação e pastagens.

As estações estarão distribuídas pela área central da Granja, com orientadores para conduzir os grupos na visitação técnica. A infraestrutura do local também contará com local específico para atendimento em saúde, havendo necessidade. Em caso de chuva, essas atividades também ocorrem na SER Gaúcho.

Escolinha do Leite

Uma das novidades da 9ª edição do Fórum Tecnológico do Leite será a Escolinha do Leite, que conta com o apoio da Cooperativa Languiru. Trata-se de uma demanda que surgiu nas edições anteriores do Fórum e busca estimular o consumo de leite a partir das crianças, por meio de um bate-papo direcionado.

A programação da Escolinha do Leite é dirigida a crianças entre seis e dez anos de idade, de escolas da rede pública e privada de Teutônia e região, num espaço diferenciado para aprendizado sobre o processo da cadeia produtiva do leite. É uma oportunidade para conhecerem mais sobre o universo rural e a produção de leite, desde o campo até a indústria, incentivando o consumo do produto e seus derivados. Mais de 500 crianças já estão confirmadas para participar dessa atividade especial, considerando contatos anteriores realizados pela comissão organizadora do evento com as secretarias municipais de Educação de Teutônia, Poço das Antas, Westfália e Arroio do Meio.

Na atividade, o público jovem será instruído de forma lúdica e didática sobre todos os caminhos da cadeia produtiva do leite, da ordenha às prateleiras, passando por várias estações. Serão grupos de até 80 crianças por horário, num programa que deve durar cerca de 30 minutos para cada grupo. As crianças também aprenderão de maneira divertida a importância que o leite tem na alimentação e quais produtos derivados do leite são mais saudáveis e devem ser consumidos com frequência.

Inscrições

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.forumtecnologicodoleite.com.br ou no dia do evento. Mais informações ainda podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-4040 ou pelos e-mails marcio@colegioteutonia.com.br e areatecnica@colegioteutonia.com.br. Haverá certificado de participação a quem solicitar.

O deslocamento entre a SER Gaúcho e a Granja do Colégio Teutônia será realizado por ônibus internos disponibilizados pela organização do evento. O almoço de quinta e sexta-feira será servido na SER Gaúcho, cujos cartões serão comercializados a R$ 20 por pessoa.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e prefeituras de Teutônia e Westfália.

Programação – 9º Fórum Tecnológico do Leite – 5ª Feira Agro Comercial – 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional do Colégio Teutônia

Dia 14 de setembro – Abertura da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia

  • 19h30min: Abertura oficial da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.
  • 20h: Palestra de abertura da Semana Acadêmica: “Qualidade de Vida”.
  • 21h30min: Fechamento da primeira noite com apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.

Dia 15 de setembro – Segunda noite da 4ª Semana Acadêmica da Educação Profissional
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia

  • 19h30min: Palestra do dia: “Energias Renováveis”.
  • 21h: Show cultural do CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha (1ª RT) – vencedor do Encontro de Arte e Tradição (ENART 2014).

Dia 16 de setembro – Dia Estadual do Leite – Abertura do 9º Fórum Tecnológico do Leite
Temática 2015: “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários”
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia

  • 19h: Recepção e credenciamento do público participante.
  • 19h30min: Abertura Oficial da 9ª Edição do Fórum Tecnológico do Leite.
  • 20h às 21h30min: 1º Painel: “Possíveis Cenários na Produção Leiteira”. Público alvo: Profissionais da cadeia do leite. Painelistas: Cooperativa Languiru, Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR), Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SEAPA), Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) e Instituto Gaúcho do Leite (IGL).
  • 21h30min às 22h: Apresentação artística do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs do município de Westfália/RS – “Westfälische Tanzgruppe”.

Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite, Feira Agro Comercial e Semana Acadêmica
Local: Auditório Central do Colégio Teutônia

  • 8h30min: Recepção e credenciamento do público participante.
  • 9h: Apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia.
  • 9h30min – 10h30min: 2º Painel: “Normativa 62”. Público alvo: produtores rurais e demais profissionais da cadeia do leite. Painelistas: Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), Ministério Público, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e Univates.
  • 21h: Concurso do “Leite em Metro” e encerramento da 4ª Semana Acadêmica do Colégio Teutônia.

Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite e Feira Agro Comercial
Local: Granja do Colégio Teutônia

  • 13h30min – 16h: Estações Temáticas e Mostra Científica.

Dia 17 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite e Feira Agro Comercial
Local: Ginásio SER Gaúcho

  • 9h – 11h: Projeto Social “Escolinha do Leite”. Palestra: “Importância do Consumo de Lácteos”. Palestrantes: Representantes da Cooperativa Languiru – Indústria de Laticínios. Público alvo: crianças e estudantes de Teutônia e municípios vizinhos.
  • 10h: Abertura oficial da 5ª Edição da Feira Agro Comercial.
  • 11h – 12h: Mostra Científica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia.
  • 12h: Almoço na SER Gaúcho. Cartões a R$ 20 por pessoa.
  • 16h: Concurso do “Leite em Metro” e sorteio de brindes.
  • 19h30min às 20h30min: Palestra: “Aspectos Econômicos da Produção Leiteira”. Palestrante: Representante da Sicredi Ouro Branco. Público alvo: Estudantes e técnicos em Agropecuária, profissionais da cadeia do leite.
  • 20h: Fechamento da Feira Agro Comercial.

Dia 18 de setembro – Fórum Tecnológico do Leite e Feira Agro Comercial
Locais: Ginásio SER Gaúcho e Granja do Colégio Teutônia

  • 8h30min: Recepção e credenciamento dos participantes no Auditório Central do Colégio Teutônia.
  • 9h – 11h: Projeto Social “Escolinha do Leite”. Palestra: “Importância do Consumo de Lácteos”. Palestrantes: Representantes da Cooperativa Languiru – Indústria de Laticínios. Público alvo: crianças e estudantes de Teutônia e municípios vizinhos. Será na SER Gaúcho.
  • 9h30min – 10h30min: 3º Painel: “Qualidade versus Garantia”. Público alvo: Técnicos e produtores de leite. Painelistas: Emater/RS-Ascar, Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e Cooperativa Languiru.
  • 10h: Reabertura da Feira Agro Comercial. Será na SER Gaúcho.
  • 11h – 12h: Mostra Científica dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Teutônia. Será na SER Gaúcho.
  • 12h: Almoço na SER Gaúcho. Cartões a R$ 20,00 por pessoa.
  • 13h30min – 16h: Estações Temáticas na Granja do Colégio Teutônia e Mostra Científica.
  • 16h: Concurso do “Leite em Metro”, sorteio de brindes e encerramento do Fórum Tecnológico do Leite e da Feira Agro Comercial.
  • 16h30min: Apresentação de bandinhas folclóricas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...