Testes de brucelose e tuberculose animal são realizados em Imigrante

Imigrante – A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócios do Estado realizou na manhã da última quarta-feira, dia 3, testes de brucelose e tuberculose em animais no município de Imigrante. A ação foi realizada através do Departamento de Fiscalização.

Segundo o veterinário Thiago Pinheiro Machado, responsável pelos testes na região, a medida é realizada sempre que necessário, para descobrir os índices de prevalência da brucelose e tuberculose em cada localidade, e tem como objetivo erradicar essas doenças.

Caso as análises forem positivas para alguma dessas doenças, o animal infectado é encaminhado ao abate sanitário e o produtor é indenizado. Estas análises também demonstram se o animal foi ou não vacinado, o que pode gerar multa conforme estabelecido em Lei.

Aproximadamente 30 equipes realizam essa fiscalização no Rio Grande do Sul. Através dos cadastros existentes, uma propriedade por município é sorteada para a realização dos testes, explica Machado.

Para este ano, ainda estão previstas ações como esta, que tem por finalidade verificar a eficácia da vacinação contra febre aftosa. A Secretaria da Agricultura de Imigrante reforça a importância de manter em dia a vacinação e o cadastro dos animais, para a garantia de um rebanho saudável, e também evitar possíveis prejuízos com multas.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...