Telefone: 55 (51) 3011 6982

Evento teve a participação de 80 pessoas (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Terceirização: Novo cenário trabalhista pauta Almoço Empresarial da CIC Teutônia

Patrocínio

“Terceirização: as perspectivas de um novo cenário trabalhista” foi o tema de mais uma edição do Almoço Empresarial promovido pela CIC Teutônia. O evento ocorreu na quinta-feira, dia 24, no Auditório 03 da entidade, e contou com a participação de 80 pessoas. O palestrante foi o consultor da área trabalhista, mestre em Direito, Joel Gallo, escritor e autor de artigos voltados ao Direito do Trabalho.

Gallo trouxe detalhes da Lei 4.330/2004 e formas de terceirização, com suas respectivas leis. “Na atualidade existem diferentes formas de terceirização no Brasil, entre elas representação comercial, trabalho temporário, vigilância, guarda e transporte de valores, trabalhador avulso portuário, transporte rodoviário de cargas, trabalhador avulso sindicalizado, contrato por empreitada, subempreitada e atividades acessórias ou não essenciais”, enumerou.

Sobre o Projeto de Lei da Câmara no. 30 de 2015, o palestrante questionou se o mesmo resolve o problema da terceirização no Brasil. Entre penalidades para irregularidades, Gallo ressaltou que há multa de R$ 1 mil por empregado nos casos de desvirtuação das atividades dos empregados terceirizados; deixar de conceder alimentação, transporte, atendimento ambulatorial, treinamento e condições de saúde e segurança; se abster de reter o pagamento proporcional ao inadimplemento das obrigações trabalhistas pela contratada; deixar de pagar diretamente os salários, os recolhimentos fiscais e previdenciários e o FGTS quando verificado o inadimplemento pela empresa terceirizada e não notificar o sindicato da categoria para acompanhar o pagamento das verbas aos trabalhadores.

Por fim, ele ainda trouxe alguns exemplos de condenação e valores pagos pelas empresas consideradas irregulares. “A Lei traz multa para qualquer artigo que for descumprido”, concluiu, respondendo perguntas dos empresários.

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.