TED destaca a confiança como moeda da nova economia

O avanço de produtos e serviços baseados na Economia Colaborativa – tema da Construmóbil 2017 – também norteia reflexões sobre o que motiva as pessoas a aderirem a esse modelo de consumo. Para a especialista na área, Rachel Botsman, a confiança é a moeda de troca mais poderosa do mundo. A explanação de suas ideias foi assistida pelo TED “A moeda da nova economia é a confiança” na última sexta-feira (21), na Oficina 670 Coworking, em Lajeado.
Raquel se dedica a estudar o valor que faz funcionar sistemas como o Airbnb e TaskRabbit e defende que o êxito está diretamente relacionado com o que chama de “capital de reputação”. Segundo ela, o mundo da colaboração, onde quase tudo pode ser compartilhado, está nos habilitando para reunir o “querer” com o “ter” de formas mais democráticas. “Há também uma enorme mudança de valores em curso, na qual ao invés de consumir tantas coisas quanto os seus vizinhos, as pessoas estão consumindo para conhecer seus vizinhos”, afirma. O motivo pelo qual isso está decolando tão rápido agora é explicado pelo avanço da tecnologia, que aumenta a eficiência e a liga social da confiança, tornando o compartilhamento cada vez mais fácil.
A reputação on-line, baseada nos comentários, elogios e críticas manifestados na internet por quem usa os serviços, foi destacada pela arquiteta Kátia Eckert, que ainda observou que essa já é uma prática que guia muitos consumidores. O advogado e presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Miguel Arenhart, também salientou o fato de tudo ficar registrado e acessível para consultas, facilitando a avaliação daquilo que se busca. Para o publicitário e especialista em mídias sociais, Maico Eckert, há uma tendência da reputação on-line transformar relações. “Acredito que isso possa nos aperfeiçoar e mudar nossos hábitos e comportamentos”.
A Construmóbil 2017 ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro, em Lajeado, e desde março promove debates mensais acerca do tema Economia Colaborativa. A próxima Roda de Conversa está agendada para o dia 25 de agosto.

 

Fonte Imprensa Construmóbil 2017

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...