Técnicos da França realizam avaliação genética de rebanho

Técnicos da cooperativa francesa Sersia France/Evolution, empresa especializada em genética de bovinos, visitaram a Dália Alimentos nos dias 9 e 10 de dezembro. O objetivo foi capacitar a equipe de gado leiteiro da Divisão Produção Agropecuária (DPA), através da apresentação do trabalho realizado na França, com seleção genômica de gado Holandês e também realizar avaliações genéticas em propriedades.

Conforme o supervisor de gado leiteiro da Dália Alimentos, o zootecnista Fernando de Araújo, a Sersia France/Evolution é fornecedora de genética para bovinos leiteiros para a Dália há aproximadamente três décadas. De acordo com ele, a longa parceria e a opção pela utilização de genética animal da empresa deu-se pelo fato do sistema de produção francês ser similar ao encontrado em propriedades de associados da cooperativa.

Durante o encontro foram apresentadas as provas de dez touros, destacando a seleção para animais de alta longevidade, com ênfase nas características funcionais e de produção. Hoje, a França possui um dos maiores rebanhos bovinos da Europa.

Ainda teve destaque, na ocasião, o processo de seleção genômica, que consiste no mapeamento genético de bovinos nos primeiros meses de vida, já identificando animais superiores. “Essa nova ferramenta é considerada uma revolução no melhoramento genético de bovinos, pois agiliza o processo de seleção e aumenta os ganhos genéticos nas futuras gerações”, explica Araújo.

Também foi realizada visita com avaliação genética do rebanho em duas propriedades associadas à Dália: de Ivan Nikolai, em Forquetinha; e Artur Ziglioli, em Dois Lajeados. Ambos integram o Programa Vale dos Lácteos, que reúne um grupo de produtores com as melhores médias de produção de leite da cooperativa. “Essa visita da equipe francesa foi bastante importante, pois é fundamental que a transferência de tecnologia ocorra para atualização do nosso corpo técnico”, afirma Araújo.

Estiveram em Encantado o responsável pela exportação da Sersia France/Evolution, Denis Reynaud; o especialista em gado holandês da empresa, Damien Behaghel; a gerente de exportação, Sandrine Dufeu; e a representante da Embrio Semen, Maristela Bombana, que representa a Sersia no RS e atende a Dália.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...