Tarde de campo sobre bovinocultura leiteira debate tecnologias para o produtor

A Emater/RS-Ascar e a prefeitura de Poço das Antas realizaram, na última quinta-feira, dia 19, uma tarde de campo sobre bovinocultura leiteira, com o tema “Tecnologias para o Produtor”. O evento – parte do programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) – ocorreu na propriedade do agricultor Marco Oscar Zirbes, na sede do município. Cerca de 60 pessoas prestigiaram a atividade, que debateu assuntos como, qualidade do leite, higiene da ordenha, demonstração de tipos de pastagens, nutrição e dieta para bovinos de leite, crédito rural e instalações adequadas à Instrução Normativa 62, entre outros. O apoio foi da cooperativa Languiru e do banco Sicredi.

Para Zirbes, foi uma honra ser o anfitrião de uma tarde de campo. O produtor valorizou o evento, por possibilitar a troca de experiências e a ampliação dos conhecimentos sobre o tema. “Para prosseguirmos com a atividade leiteira é preciso se manter atualizado, já que o trabalho no campo mudou muito nos últimos anos”, avaliou. O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Poço das Antas, Ricardo Cord, avaliou positivamente o encontro, sendo o objetivo investir em outras ações do tipo, com vistas a impulsionar o setor leiteiro. “A intenção é dobrar a produção atual, que é de 1.200.000 litros de leite por ano” afirmou.

Presente à atividade, o prefeito de Poço das Antas Glicério Junges concordou com as observações de Cord, já que a agricultura é uma das prioridades da administração municipal. “Temos todas as condições de investir no setor, já que a atividade leiteira vive um ótimo momento”, avaliou. Para Cord, um dos caminhos para que esse objetivo seja atingido é seguir assistindo e dando o suporte necessário aos bovinocultores de leite. “Em 2014 a intenção é conhecer outras realidades, em outros municípios, para ampliar a troca de conhecimentos” diz. Também participaram do evento secretários, vereadores e outras autoridades locais.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...