Tarde de Campo aborda produção de silagem de qualidade em Arroio do Meio

Um grupo de 60 agricultores dos municípios de Arroio do Meio e Travesseiro participou, na última terça-feira, dia 29, de uma tarde de campo sobre produção de silagem de qualidade, na propriedade do agricultor Dirceu Gräf, da localidade de Forqueta, em Arroio do Meio. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura Municipal – por meio da Secretaria de Agricultura –, contou com palestras sobre o tema e atividade prática sobre regulagem de ensiladeiras.

O assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg, abordou a importância de uma silagem de qualidade e quais os cuidados que os agricultores devem ter para que sejam alcançados bons resultados. “Não se trata apenas de executar o plantio em um solo com equilíbrio de nutrientes, mas também observar outros aspectos, como ponto de corte, época da colheita, localização do silo e tamanho de partículas”, observou.

Destinado também a produtores que fazem parte da Chamada Pública do Leite – operacionalizada pela Emater/RS-Ascar, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – a ação contou ainda com palestra ministrada pelo consultor de projetos do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (Pisa), Paulo Cardozo Vieira, além de atividade prática com a presença de uma equipe da empresa Tratorpeças Mário, de Lajeado.

Para o agricultor anfitrião, poder receber outros bovinocultores de leite é motivo de satisfação. “A gente têm a oportunidade conversar, trocar ideias, aprender”, acredita. Com 12 vacas em lactação, produzindo cerca de 240 litros de leite por dia, Gräf atribui também ao bom manejo nutricional os números alcançados no decorrer de mais de 25 anos envolvido com a atividade. “Hoje, por exemplo, possuímos uma ensiladeira, algo que, além de facilitar o trabalho, também representa menos custos”, ressalta.

Participaram diversas lideranças locais, entre elas o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann; o vice-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer; o secretário de Agricultura, Paulo Heck e o gestor de Projetos de Agronegócios da regional Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae/RS, Valmor Mantelli Junior. Lagemann valorizou a atividade, por possibilitar aos produtores a ampliação dos conhecimentos a respeito das tecnologias disponíveis, reconhecendo também a importância do trabalho executado em parceria. “Algo que contribui, certamente, para o fortalecimento do setor”, enfatizou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...