Taquari e Governo do Estado anunciam obra de asfaltamento de mais de 8,5 milhões na TQ 150

Uma cerimônia ocorrida na última sexta-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores, sacramentou o anúncio do asfaltamento da TQ 150, mais conhecida como Estrada dos Aterrados, trecho que liga o acesso de Taquari, na RS-287, ao trevo de Paverama, na BR-386. Batalhada desde o início de 2013 junto ao Governo do Estado, a iniciativa além de melhorar as condições de tráfego do local, pode incentivar o desenvolvimento econômico da região, principalmente com a já encaminhada instalação do distrito industrial de Taquari. O valor do projeto de asfaltamento do trecho que compreende 7,2 km de extensão passa de R$ 8,5 milhões.

A via, que atualmente é de chão batido, não oferece condições adequadas para tráfego diário de caminhões e carros que precisam se deslocar entre Taquari e os municípios na região de Lajeado, como Estrela e Teutônia. O asfaltamento do trecho anunciado na manhã de sexta-feira irá garantir uma nova via de acesso a Taquari e encurtará em cerca de 10 km a distância entre o município e regiões importantes do Estado.

Durante o anúncio, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, agradeceu a presença do público e enfatizou o empenho da administração na viabilização do projeto. “Hoje é um dia especial não só para Taquari, mas também para toda a região. Desde o início da nossa gestão, junto com os demais prefeitos, buscamos recursos para esta obra grandiosa. O que parecia um sonho praticamente impossível tornou-se realidade. E foi isso que combinamos desde o início do nosso mandato”, destacou Maneco.

O prefeito ainda sublinhou que a conquista se baseou em um conjunto de fatores que foram se somando. “A importância deste feito é extrema, pois a TQ 150 ligará duas das principais rodovias do Estado”, ressaltou. Ainda segundo Maneco, o distrito industrial do município está em processos finais de implantação, aguardando apenas a licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para poder iniciar os trabalhos de terraplenagem e adequação da estrutura do terreno.

Presente no anúncio, o secretário Estadual de Planejamento, Gestão e Participação, João Motta, explanou sobre a intenção do governo em resgatar o polo regional e detalhou sobre os investimentos do Estado nas estradas do Rio Grande do Sul, além de novos projetos que já estão firmados. “Estamos de fronte a uma retomada do desenvolvimento. É nessa velocidade e nesse compromisso que vamos fazer de fato o país, o Estado e o Taquari que merecemos. Sentimo-nos honrados de estarmos aqui neste ato, reforçando o nosso compromisso perante a comunidade”, disse o secretário.

O prefeito do município de Paverama, Vanderlei Markus, comemorou o fato de a cidade vizinha de Taquari estar sendo beneficiada com o anúncio do asfaltamento da TQ 150. “É com grande honra que hoje nós paveramenses podemos comemorar a importância dessa obra que está sendo anunciada. Também não posso deixar de destacar que Paverama está sendo muito beneficiado com o hospital de Taquari através da parceria com o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), que hoje é referência aqui na região”, lembrou Vanderlei.

Já o prefeito de Tabaí, João Brandão, frisou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na região. “Posso dizer com toda a certeza que nunca na história tivemos uma obra de tão grande importância para o município de Tabaí. Em nome de todos, quero agradecer ao governador Tarso Genro pelos investimentos, com vários recursos na área da saúde, veículos para melhorar o transporte dos pacientes que precisam se deslocar até os hospitais, dentre tantas outras ações”, enalteceu João.

Um dos principais articuladores do projeto de asfaltamento da TQ 150, o deputado estadual Adão Villaverde, o Villa, também esteve presente na solenidade e dedicou alguns minutos para fixar seu compromisso com Taquari e municípios vizinhos. “O Estado do Rio Grande do Sul vem colhendo um conjunto de investimentos importantes. Para nós é uma honra e uma responsabilidade muito grande poder ter ajudado em demandas dessa envergadura e com esse significado. Um momento como esse aumenta cada vez mais nosso compromisso, pois sabemos que temos deveres importantes para realizar”, finalizou Villa.

Completando a mesa do anúncio, também marcaram presença o vice-prefeito de Paverama, Edgar Havenstein; o prefeito de Triunfo, Mauro Poeta; o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus; o diretor-presidente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (Daer), Engenheiro Miguel Molina; o presidente da Câmara de Vereadores de Taquari, Ramon de Jesus; além de todos os secretários municipais, vereadores de municípios vizinhos e autoridades do Poder Legislativo de Taquari.

Pavimentação em duas ruas do município também é anunciada

Uma surpresa também fez parte do encontro. Além da recuperação da TQ 150, também foi anunciada pelo secretário João Motta e pelo deputado Adão Villaverde a pavimentação de duas ruas do município, Vereador Praia e Rua da Paz, beneficiando o Centro e os bairros Praia, Prado e União. A obra se trata de um convênio firmado com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) no valor de R$ 1,8 milhões.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...