Suinofest: Feira da Agroindústria Familiar é vitrine da culinária regional

O Festival de Compras da Suinofest tem 20 espaços, de 2m de frente por 1,5m de profundidade, dedicados exclusivamente para a exposição e comercialização dos produtos da Feira da Agroindústria Familiar. Na última semana foram definidas as agroindústrias que estarão expondo os seus produtos. As interessadas tiveram até o dia 22 de abril para se inscrever no Arranjo Produtivo Local (APL).

Além de ser muito visitada, a área da Agroindústria Familiar tem se legitimado como um importante espaço de vendas, relacionamentos, visibilidade das marcas e projeção de futuros negócios. “Este espaço foi muito procurado nas edições anteriores do evento, especialmente pelos visitantes da feira que buscam por produtos artesanais, que conservam a identidade regional e acima de tudo, que sejam de qualidade. Neste ano, foram disponibilizados mais espaços de comercialização permitindo contemplar um número maior de agroindústrias, além de oferecer aos visitantes ampla diversidade de produtos. A procura das agroindústrias para participar do evento surpreendeu a comissão organizadora, que recebeu inscrições de diversas regiões do Estado”, comemora a gestora executiva do APL, Vanessa Daltoé.

O sistema de agroindústrias incentiva o pequeno produtor a manter a sua cultura e investir na propriedade. A Suinofest funciona como uma vitrine para os produtores e os municípios. “Cada agroindústria carrega a cultura familiar dos imigrantes europeus que colonizaram a região e o resultado são produtos com um sabor único. Pode-se dizer que essa diversidade também é reflexo do trabalho desenvolvido pelo APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, que desde 2013 atua em 13 municípios da região alta do Vale, estimulando o desenvolvimento regional através da valorização do agricultor familiar e do saber fazer local”, conclui Vanessa.

As feiras incentivam a comercialização dos produtos e valorizam todo o trabalho que os produtores tiveram para colocar seus estabelecimentos em funcionamento e de acordo com as exigências legais. Há muitos anos a Emater/RS-Ascar trabalha na regularização, na obtenção de projetos de financiamento, viabilidade técnica e econômica, cursos de processamento, de gestão e de boas práticas de fabricação e toda a assistência técnica necessária para que as agroindústrias familiares possam participar das feiras e eventos com produtos de qualidade. “Inicialmente as agroindústrias são cadastradas no Programa Estadual de Agroindústrias familiares, na sequencia é feita a sua inclusão, que lhes concede o direito de comercializar os produtos pelo talão do produtor rural e por último recebem a autorização para usar o Selo Sabor Gaúcho. Ao longo deste processo vão acontecendo as demais regularizações, como ambiental e sanitária e os cursos de capacitação que são ministrados nos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar”, explica a extensionista social e tecnóloga em agroindústrias, Andreza Girelli.

Prepare-se

A 15ª edição da Suinofest será realizada nos dias 03, 04, 05, 10, 11 e 12 de junho. Nos seis dias, os visitantes poderão apreciar as delícias produzidas pelas seguintes agroindústrias: Fine Fatti Alimentos e Sucos Polezi de Putinga; Agroindústria Dora, Ouro Branco, Agroindústria NSB e MZ Alimentos de Encantado; Agroindústria Brandão e 3 Fortuna de Muçum; Casa Baggio e Moinho Alto da Serra de Dois Lajeados; Agroindústria Mezacasa de Nova Bréscia; Sabor da Fruta de Vespasiano Corrêa; Sucos Rabaioli de Imigrante; Novo Horizonte de Doutor Ricardo; Sabores da Vovó de Colinas; Cooperfat de Arvorezinha; Acedi Alimentos e Conservas Thomaz de Santa Clara do Sul; Agroindústria Relvadense de Relvado e Tia Isaura de Roca Sales.

Nelas, a comunidade vai encontrar uma grande variedade de doces, compotas, conservas, sucos, derivados de cana de açúcar, amendoim, vinhos, embutidos, geleias, cucas, pães, biscoitos, queijos, melado, chimia, açúcar mascavo, massas, tortéis, cachaça, capeleti, molho de tomate e farinha de milho.

A comissão organizadora da Feira da Agroindústria Familiar é composta por representantes do APL; das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari; da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e); da Emater/RS-Ascar – Encantado; da Lume Eventos e da Prefeitura Municipal de Encantado, através da Secretaria da Agricultura. A Feira é realizada com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo do RS (SDR). A entrada no Parque João Batista Marchese de Encantado é gratuita. A Suinofest é uma realização da Aci-e em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. A organização é da Lume Eventos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...