Suinofest é aberta oficialmente

Nesta sexta-feira, dia 3, foi aberta oficialmente a 15ª edição da Suinofest – a melhor festa gastronômica do Estado. O evento está sendo realizado no Parque João Batista Marchese de Encantado e segue nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de junho. A festa incentiva o consumo da carne suína, a economia, a indústria, o comércio, o turismo e promove o debate de temas relevantes para a região.

No discurso de abertura, o presidente da Suinofest e da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Marcos Tonin, destacou a importância do trabalho em conjunto para o êxito do evento. “Neste ano é comemorada a 15ª edição da Suinofest e 10 anos de Festival de Compras. Este evento tem o propósito de incentivar o consumo da carne suína e contribuir para o desenvolvimento da economia regional. Sem o apoio de todas as diretorias anteriores e dos patrocinadores nós não conseguiríamos ter todo este sucesso. Nós levamos a Suinofest para os quatro cantos do Estado e do País”.

O deputado Estadual Edson Brum representou a Assembleia Legislativa e ressaltou a sua preocupação com o setor primário. “A Suinofest foi criada para aumentar o consumo de carne suína. Atualmente a suinocultura não passa por um bom momento. O nosso Estado vai ter que importar quase dois milhões de toneladas de milho. Com isso percebemos que precisamos aumentar a produção de grãos no RS”. Brum ainda parabenizou a comunidade de Jacarezinho, que é a responsável pela produção dos alimentos do Salão Gastronômico.

O evento também contou com a presença do vice-governador José Paulo Cairoli. Durante seu discurso, ele frisou a situação financeira do Estado e a importância do Vale do Taquari. “O momento é de fortalecimento das pessoas. Temos que nos reinventar todos os dias. Os governos passam, os partidos trocam de posição, mas os produtores ficam e já percebemos que esta região faz a diferença no Estado”. Da mesma forma, o prefeito Paulo Costi complementou que “a região continua mantendo acesa a chama, pois não há segmento sem altos e baixos. Está é a melhor e mais gostosa festa gastronômica do RS”.

Espaço Gourmet

Durante a tarde foi realizada a abertura do Espaço Gourmet. O local tem o intuito de resgatar as tradições, promover a culinária regional e fortalecer a cadeia produtiva da suinocultura e da erva-mate. Na oportunidade houve o Encontro de Primeiras-Damas e Soberanas da Amvat. No final, elas saborearam um coquetel repleto de produtos derivados da carne suína e da erva-mate. Além disso, houve o pronunciamento de profissionais ligados à área.

O presidente do STR, Gilberto Zanatta salientou a importância da suinocultura. “Além do faturamento para o produtor existe a renda para os municípios e a suinocultura é uma grande fonte de arrecadação. Encantado, em 2015, movimentou mais de R$ 200 milhões na área”.

De acordo com o secretário da Agricultura de Ilópolis, Clovis Roman, a região alta produz 60% da erva-mate do RS. “Ilópolis produz 60 milhões de quilos de erva-mate”. A nutricionista Ana Paula Göergen destacou a importância nutricional da carne e da erva. “A carne suína é uma excelente fonte de proteínas, pois contém dez vezes mais vitaminas B1”.

A atividade contou com a participação das Soberanas e representantes de Anta Gorda, Boqueirão do Leão, Capitão, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Expovale, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Pouso Novo, Putinga, Relvado, Roca Sales, Sério, São Valentim do Sul, Teutônia, Travesseiro e Vespasiano Corrêa.

O Espaço Gourmet continua com oficinas gratuitas para os visitantes da Feira. No dia 04 de junho, às 14h, será ensinado o Lombo Suíno Níagara e o Pastel de Nata. No dia 10 de junho, às 18h o Calzone Nono Gollin e o Rocambole Nona Neiva e no dia 12 de junho, às 10h30min, o Pancake Green e Tagliatelle Encantado.

Carreata Mista

Outra atração do dia foi a Noite à Brasileira, que iniciou com a carreata mista da dupla Gre-Nal. Com o fusca cheio de adesivos, o senhor Ilvo Hemsing (66) chegou bem cedo para participar pela segunda vez da carreata mista. “Muito boa a iniciativa. Incentiva a paz nas crianças, promove uma integração entre as torcidas e o esporte. Mostra que as torcidas podem caminhar juntas”.

A Noite à Brasileira seguiu com as atividades do Salão Gastronômico. No Salão, além de tietar os atletas da dupla Gre-Nal, os torcedores puderam desfrutar de mais de 50 opções de alimentos. Houve a presença dos ônibus, das taças da Libertadores e do Mundial, dos mascotes das duas equipes, ex-jogadores e dirigentes dos dois Clubes. No Salão Gastronômico da Suinofest houve um espaço exclusivo para fotos com as taças, jogadores e mascotes. No evento ainda foi servido caldinho de feijão, vinhos e chopp.

A 15ª edição da Suinofest é uma promoção da Aci-e em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. A organização é da Lume Eventos. A Suinofest tem patrocínio do Sicredi, da Dália Alimentos, das Lojas Benoit, Corsan, Banrisul, BRDE, Unimed VTRP e Quinta do Vale. O evento ainda conta com o apoio do Banco do Brasil, Alfanet, Fruki Guaraná e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS. A entrada no Parque é gratuita.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...