Suinofest consolida o Vale do Taquari como Vale dos Alimentos

Festa gastronômica e feira reuniram cerca de 32 mil visitantes

Encantado esteve em festa nos dias 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de junho com a realização da 18ª Suinofest. O objetivo do evento, criado em 1995, é fomentar o consumo da carne suína e mostrar as potencialidades do município e da região.

Nos seis dias de evento, cerca de 32 mil pessoas passaram pelo Parque João Batista Marchese. O público teve a oportunidade de usufruir do Salão Gastronômico, Festival de Compras, Espaço Cultural, Praça de Alimentação, produtos das Agroindústrias, artesanato e pães caseiros dos Clubes de Mães, Espaço Aventura, eventos técnicos e passeios turísticos no Roteiro Encantado.

A cada ano que passa, o evento se consolida como o melhor festival gastronômico do Rio Grande do Sul, além de fortalecer a marca do Vale do Taquari como região produtora de alimento. Os negócios gerados durante o evento totalizou R$ 4 milhões.

No Salão Gastronômico 8.342 pessoas puderam se deliciar com mais de 50 tipos de comida e 40 de bebidas. De caravanas foram duas mil pessoas de várias cidades gaúchas de até de Florianópolis.

Foram consumidos nos dois finais de semana da Suinofest 1.500 Kg de carne suína, dez mil pastéis de carne suína, 6.400 unidades de mini-hambúrguer, 700 kg de queijo, 200 kg de minischinitzel, 70 leitões à Encantado, 60 kg de molho barbecue, 1.000 quilos de polenta, sem contar outras delícias.

Dentre as bebidas, foram consumidos cerca cinco mil litros de chopp, 1.900 litros de espumante, 650 litros de vinho e 1.200 litros de suco. Além de outras bebidas que estiveram à disposição do público.

O casal de São Paulo, Elisete Macedo e Fernando Lummertz estiveram no Salão Gastronômico. “Gostamos muito. A área de compras é diversificada e a gastronomia é o grande diferencial da festa”, destaca Lummertz.

“A cidade é desenvolvida. A qualidade das comidas e dos shows são perfeitas. Se tivesse um evento desse na minha cidade estaria muito feliz”, diz o vereador de Tejuçuoca (Ceará). A cidade fica a 4.078 quilômetros de distância de Encantado.

Outro vereador, Pedro Rabelo, de Cacoal (Rondônia), destacou que o povo encantadense é bastante receptivo. “Vocês tem uma festa muito bacana que fortalece o potencial da região. A cidade abraça isso e é legal”, comenta.

O presidente da Suinofest, Rafael Fontana, faz uma avaliação do evento. “A Suinofest 2019 nós consolidamos como um destino gastronômico importante para o nosso estado em função do enorme número de caravanas e pessoas vindas dos mais distantes locais do estado e fora dele. Também avançamos significativamente nos eventos técnicos abordando temas fundamentais pro agronegócio, mas também para as demais áreas do nosso cotidiano. Com isso o evento se fortalece e marca uma posição importante no desenvolvimento social-econômico da região”, comenta.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACIE), Renata Casagrande Galiotto, destaca que a Suinofest deste ano foi em comemoração aos 80 anos da entidade. O prefeito Adroaldo Conzatti agradeceu aos patrocinadores, expositores, comissão organizadora, comunidade de Jacarezinho e demais envolvidos com a Suinofest. Ele também salientou e agradeceu a participação da comunidade encantadense e de outras cidades.

A Suinofest é uma realização da ACI-E, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Tem o patrocínio master da Dália Alimentos e do Sicredi. Conta ainda com o patrocínio ouro da Baldo S.A., Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Corsan e Salva e patrocínio bronze da Unimed, Arki Serviços e Ótica Brilhos.

Também tem o patrocínio cultural das Lojas Benoit, Diamaju, Bremil, Goemil, Cerfox,  Cotrilac, Machado Agropecuária e Zandei Plásticos. Conta ainda com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

 

Festival de Compras

 

O Festival de Compras foi uma oportunidade para vender, divulgar produtos e prospectar negócios. Neste ano, o evento contou com 126 empresas expositoras, sendo 44 de Encantado, e mais 32 agroindústrias.

Para o empresário, Fernando Radaelli, a feira foi positiva. “Deu para divulgar bem os produtos. Para nós foi interessante, vendemos carro durante a feira”, comenta.

“Estamos felizes com a organização da Suinofest. Preparamos o nosso espaço para o público ter uma experiência diferente. Foi bem interessante o movimento. Várias pessoas voltaram mais de uma vez no nosso estande”, diz a proprietária Fernanda Sartori.

Teve ainda brinquedos infláveis, Espaço OFF Aventura, Fusqueta Kids e Montanha-Russa Virtual.

 

Festival de Prêmios

A cada R$ 50 em compras nos estandes do Festival de Compras, o consumidor teve direito a um cupom. No primeiro domingo os premiados foram Joaquim Bassani de Fagundes Varela que ganhou uma Bicicleta Caloi Velox 21 marchas aro 29, Elto Soligo de Encantado recebeu um Celular Samsung Galaxy J6 e Lucas Agostini de Progresso um Ar-condicionado Split Midea 12000 Btus.

Neste domingo, dia 16, os sorteados foram: Ernidio Keller de Roca Sales que ganhou uma caixa de som JBL Flip 4 à Prova d’água Bluetooth 16W. Fernando Soligo de Encantado um celular Samsung Galaxy J6 e Daniel Franz de Lajeado uma Smart TV Sony 40″ Full HD. A promoção tem o certificado de autorização SEFEL Nº 06.002553/2019.

 

Pães e artesanato

Ao todo, nos dois finais de semana foram amassados, assados e vendidos 1.800 pães. Eles foram produzidos pelo Clube de Mães Cultivamos a Alegria de Linha Argola. “Fazemos os pães desde a primeira Suinofest. A festa não pode ficar sem, pois os pães já são algo tradicional. Muitas pessoass nos dizem que vem e esperam pela Suinofest para comprar o pão caseiro”, diz a presidente do Clube de Mães, Ires Luzzi.

Toda a farinha foi fornecida pela Nordeste. A Emater-RS/Ascar coordenou a atividade. Os Clubes de Mães também tiveram um espaço para divulgação e venda dos artesanatos no Quiosque. Dezenas de pessoas prestigiaram este espaço.

 

Espaço Cultural

Atrações voltadas para todas as idades como shows da cultura gaúcha, sertaneja e rock, além de espetáculos teatrais para crianças e adultos fizeram parte da programação do Espaço Cultural. Com acesso gratuito, todas as apresentações buscaram promover e valorizar a cultura de Encantado, democratizando o acesso e difundir a arte produzida na região e no estado.

Dentre as atrações que subiram ao palco foram: Delazeri e Juan Pablo, Gabriel Farias, Quinteto Canjerana, Alemão Ronaldo e Banda, Fernando Graciola e Trio, Renato Borghetti, Orquestra de Encantado dentre outros. O Guri de Uruguaiana na noite de sábado e a homenagem a Discoteca do Chacrinha na tarde de domingo reuniram cerca de 2,5 mil pessoas em cada apresentação.

O Espaço Cultural da Suinofest 2019 contou com o patrocínio de Lojas Benoit, Diamaju, Bremil, Goemil, Cerfox, Cotrilac, Machado Agropecuária e Zandei Plásticos. Teve o financiamento do Pró-Cultura RS Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

 

Estacionamento interno

Nos seis dias do evento, aproximadamente 1.600 veículos utilizaram o estacionamento interno do Parque João Batista Marchese. O espaço era coordenado pelas entidades GAN Anita Garibaldi, DTG Guardiões do Rio Grande e CTG Giuseppe Garibaldi, com o apoio da Brigada Militar. A renda será revertida para as três entidades e 20% porcentagem será repassada para o Consepro.

 

Suinofest em números:

Público do Salão Gastronômico: 8.342 pessoas

carne suína: 1.500 kg

pastéis: 10 mil unidades

mini-hambúrgueres: 6.400 unidades

queijo: 700 kg

mini schnitzel: 200kg

leitões à Encantado: 70

Molho barbecue: 60 kg

polenta: 1.000 kg

Consumo de chopp: 6 mil litros (salão gastronômico + feira). Somente no salão gastronômico: em torno de 5 mil litros.

Vinho: 650 litros

Espumante: 1.900 litros

Suco: 1.200 litros

 

Festival de Compras e Espaço Cultural

Visitantes no Parque: 32 mil pessoas

Empresas e entidades que forneceram produtos ou serviços para o evento: 40 (gráficas, segurança, limpeza, ajardinamento, decoração, entre outros serviços)

Hotéis: 100% dos quartos dos hotéis de Encantado estiveram ocupados nos dois finais de semana

Empregos temporários gerados durante o evento: cerca de 130 empregos

Na Praça de Alimentação externa foram servidas mais de 15 mil refeições

Fonte Assessoria de Imprensa Suinofest

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...