Suinofest atrai milhares de visitantes

A Suinofest 2013 registrou, já no primeiro final de semana, sucesso de público e recorde de visitantes ao salão gastronômico no sábado à noite. A festa da alegria e da família, como a define o presidente da 12ª edição, Thiago Fachinetto, atraiu cerca de 18 mil pessoas ao Parque Municipal João Batista Marchese, nos três primeiros dias do evento. Caravanas de dezenas de cidades do Rio Grande Sul, Santa Catarina e Paraná, marcaram presença na festa, que além da gastronomia de qualidade, oferece atrações em outros três eixos temáticos: seminários técnicos, turismo e festival de compras.

Pelo Salão Gastronômico passaram 3,8 mil pessoas, nos três dias. No sábado à noite, a festa bateu um novo recorde, com a presença de 1,5 mil visitantes. Para Fachinetto, “esse recorde nos faz acreditar que no próximo final de semana receberemos mais de cinco mil pessoas na gastronomia”. A atração da festa gastronômica são os mais de 50 itens do cardápio, entre eles os melhores cortes de carne suína e embutidos, queijos, pães, pizza, sorvetes, chocolates, doces e uma carta com 40 tipos de vinhos, além de sucos e refrigerantes.

Conforme a comissão organizadora, somente de Leitão a Encantado, um dos principais pratos da Suinofest, foram consumidos 600 quilos, além de 700 quilos de polenta e 3,5 mil garrafas de vinho. Uma das novidades apresentadas no cardápio foi o pastel de carne suína, que teve um consumo de 3,5 mil unidades.

Para Fachinetto, o primeiro fim de semana da 12ª edição do evento alcançou êxito. “A participação do público foi excelente e a comissão organizadora, os patrocinadores, as empresas expositoras, os poderes constituídos e os parceiros do evento estão trabalhando com muita dedicação para que esta seja a maior e melhor edição da festa”.

A Suinofest prossegue nos dias 14, 15 e 16 de junho, com muitas atrações para os visitantes. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com patrocínio máster da Dália Alimentos e Sicredi, e parceria da Lume Eventos e da Prefeitura de Encantado.

Comitivas marcam presença

Como de praxe, a Suinofest reúne visitantes de todo o Estado. Pelo quarto ano consecutivo, o agenciador de viagem, João Inácio Castilhos de Freitas (48), promoveu uma excursão com a equipe de trabalho do Hospital Conceição, de Porto Alegre. O grupo, composto por 41 pessoas, deixou a capital às 7h30min para aproveitar o domingo em Encantado, a Terra da Suinofest.

No salão, o grupo – composto por enfermeiras, auxiliares e assistentes administrativas – aproveitou para degustar os pratos e também fotografar com o mascote Buti. Segundo Freitas, todos os anos é uma disputa para reservar espaços no ônibus. “Já no início do ano nos organizamos para junho. A lotação vem cheia, todos adoram a festa.” Aida Alves foi uma das integrantes do grupo, que participa há quatro anos do evento. Conta que não perde a oportunidade de visitar Encantado e a festa. Já o que mais atrai a sua atenção e paladar são os cortes de carne suína e o vinho. “É tudo tão bom que nem dá vontade de sair daqui de dentro.”

De Venâncio Aires veio o casal Emerson (39) e Jenifer (26) com a filha Laura, de um ano e dez meses. Eles também se deslocaram de comitiva, num grupo dividido em dois ônibus com 40 pessoas. Ela conta que o melhor da festa é a gastronomia. Também elogiou o atendimento e a organização do evento. “A equipe organizadora está de parabéns, a hospitalidade foi excelente.” E ele completou: “é óbvio que retornaremos no próximo ano”.

Dia dos Namorados antecipado

O sábado à noite também reservou um momento especial, antecipando o Dia dos Namorados. O jovem Leonardo Rodrigues (19) aproveitou a ocasião, e a plateia de 1,5 mil pessoas, para pedir a colega de trabalho Diana Daltoé (17) em namoro. Ao som de Roberto Carlos, eles foram calorosamente aplaudidos. Rodrigues conta que esperou pelo momento há mais de dois meses e resolveu selar o namoro em uma grande festa.

Infraestrutura ampliada

A infraestrutura, com dezenas de pirâmides, no Parque João Batista Marchese chamou a atenção dos visitantes. Neste ano, o Festival de Compras teve a participação de mais de cem empresas num ambiente remodelado. O Espaço Cultural foi outra novidade, onde ocorreram diversos shows gratuitos ao público. A programação, com entrada franca, prossegue no próximo fim de semana.

Um dos expositores no Festival de Compras foi a empresa de estofados de Nova Bréscia, Art Design. Pelo segundo ano consecutivo, eles estão presentes na Suinofest – e bastante satisfeitos. Conforme os funcionários, Daniel Laste e Samuel Testolin, após a participação na Suinofest do ano passado, os negócios foram ampliados e a empresa teve maior reconhecimento.

Em 2012, eles faturaram R$ 40 mil somente durante a Suinofest. Para essa edição, a meta é aumentar o volume de vendas. “Estamos bastante satisfeitos, pois a Suinofest é uma ótima oportunidade para se fazer negócios e divulgar a nossa marca”, comenta Laste.

O coordenador do Festival de Compras, Daniel Aires, da empresa Lume Eventos, revela que a aceitação do público está excelente. “Até o momento só recebemos elogios, tanto pela infraestrutura oferecida, quanto pela diversidade e qualidade dos expositores”.

Há quatro anos, a família de Francieli e Ederson Maders, de Arroio do Meio, participa da Suinofest. “Está muito bom, bastante gente circulando pelo parque e a feira tem uma ótima estrutura, melhorou muito”.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...