Suinocultura em expansão em Paverama

Conforme dados de 2013, a agricultura gerou 28% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) ao município de Paverama. Em se tratando da região, o Vale do Taquari concentra 25% da produção de suínos do Estado.

Em Paverama a suinocultura se destaca não só pela importância econômica, mas também pelo número de famílias que tiram o sustento da atividade. No município, 12 produtores trabalham com porcos na fase de terminação e um na fase de creche, totalizando 6324 suínos no município. A partir da expansão da atividade por parte de alguns produtores, a produção irá aumentar para 7912 suínos entre as fases de creche e terminação.

O produtor Eladio José Pedrussi trabalha desde 2005 na área da suinocultura. Atualmente, possui um chiqueiro de terminação com 340 porcos, porém em breve, a produção irá aumentar em 520, chegando a 860 suínos, isto porque está construindo o seu segundo chiqueiro, que está em via de conclusão. “Se tudo der certo, dia 15 nós vamos alojar os suínos, assim dará para viver bem a partir da suinocultura”.

A Secretaria da Agricultura presta todo auxílio aos agricultores em terraplanagens, entradas de produtores, horas máquinas, parcerias com a Emater, que auxiliam no desenvolvimento da agricultura municipal, entre outros serviços.

Segundo o site RuralBr Pecuária, os produtores de suínos estão comemorando a melhora dos preços da carne. A demanda está tão grande que não está dando tempo dos animais atingirem o peso ideal para o abate. Desde 2011 passando por dificuldades, este pode ser considerado o melhor momento do setor. A boa notícia é que o mercado deve se manter ajustado até a virada para 2015.

Foram dois anos enfrentando problemas numa das piores crises da suinocultura. Embargo da Rússia, queda nas exportações, maior oferta no mercado interno e preços baixos. Combinação desastrosa que afastou muita gente da atividade. Agora, enfim, as notícias são positivas.

Saiba mais

Fase de Creche: Para leitões de 21 a 63 dias de vida

Fase de terminação: Leitões de 90 a 120 kg

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...