Sucesso da Turismate é comemorado por comissão organizadora e expositores

A comissão organizadora comemora o resultado de uma feira repleta de atrações, novidades e farta gastronomia. O presidente da feira, Clóvis Romam, em seu discurso de encerramento, disse estar satisfeito com os resultados. “Agradeço muito o apoio da comunidade, dos patrocinadores, produtores, ervateiros e todos os envolvidos para que o evento pudesse ser o sucesso que foi.” Segundo ele, também contribuíram para o resultado as ações realizadas antes da feira, como a Rota Cicloturística das Ervateiras e os PrograMates, vídeos que contam a histórias dos produtores e que estão disponíveis no canal da Turismate no YouTube. “Também foi muito importante a interação dos produtores com a indústria. O Pavilhão do Chimarrão foi um espaço novo muito elogiado, além de ações novas, como o estímulo aos novos produtos à base de erva-mate, como a Farimate, o MateSpresso e a cerveja Caá-Yari”, relata o presidente.

O prefeito Olmir Rossi, em seu pronunciamento, agradeceu o empenho de todos, elogiou os resultados e lembrou das primeiras edições e de sua defesa pelo ingresso gratuito. “Prezo muito que em todas as edições as entradas sejam francas, para que a população possa ter acesso e festejar a erva-mate.”

O presidente da Câmara de Vereadores, Altemir Chemim, elogiou os trabalhos da comissão e assim como o vice-prefeito, Fábio Zerbielli, defendeu o evento como um meio de ampliar os debates e ações em torno da planta mais cultivada no município. Já o diretor-executivo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) Roberto Ferron, falou do acordo firmado entre Brasil, Paraguai e Argentina, que pretende difundir o consumo da erva-mate pelo mundo.

O público conferiu ainda, atrações como o Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia rodutiva da Erva-mate, promovido pelo Ibramate e que durou dois dias, com debates sobre inovação e benefícios à saúde.

A cerimônia de abertura, na sexta-feira, atraiu diversas autoridades da região, Estado e país. Comissões estrangeiras da cadeia produtiva da erva-mate, que participaram do congresso, também prestigiaram a abertura oficial, que contou com apresentações culturais e de artes cênicas.

Ainda na sexta-feira, ocorreu encontro de Soberanas e Primeiras Damas, com palestra sobre beleza e moda. Já os prefeitos da Associação do Municípios do Vale do Taquari (Amvat) se reuniram para a palestra de Heroldo Secco Junior, da MateSpresso, que falou sobre tendências e estratégias para o desenvolvimento econômico.

Durante a noite, as atrações culturais ficaram por conta do grupo Quartchêto e Elton Saldanha.

Sábado foi a vez da Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat) se reunir em torno do tema Sucessão Familiar, que antecedeu a Rodada de Negócios, mediada pelo Sebrae e que reuniu compradores e vendedores no Pavilhão do Chimarrão. Mais de dez ervateiras se beneficiaram da atividade e fizeram transações.

As atrações da noite foram com Grupo Tamojunto, Banda Toque Brasileiro, Rogério Magrão e Banda e Rodrigo Ferrari.

No domingo, o público lotou o parque do Ibama para conferir o desfile de Toyotas. A segunda edição do Toyotaço reuniu 40 veículos que desfilaram pelas ruas da cidade até o parque. Foram premiados os proprietários das Toyotas categorias Mais Nova, Mais Original de Fábrica, Mais Decorada, Mais Antiga e Mais Divertida. A concessionária Motolândia, de Lajeado, organizou a atividade e premiou Luis Gabiatti, Rogério Draguetti, Paulo Bortoli, Elisangela Rosanski e Giovani Girelli com jaquetas.

Processo Histórico da Erva-mate, Circuito da Erva-mate, parede de escalada, brinquedos do Sesc, Bar da Bohemia com a cerveja Caá- Yari, Espaço Gourmet e oficina de Chás também estavam na agenda da Turismate.

Turismate em Números :

  • 30 mil Visitantes
  • R$ 1,8 milhões em negócios realizados e prospectados
  • 16 Expositores na área externa
  • 11 expositores na área de alimentação
  • 52 expositores no pavilhão de Indústria e Comércio
  • 14 Agroindústrias
  • 13 ervateiras e mais dez entidades no Pavilhão do Chimarrão
  • 10 Municípios participantes
  • 20 Atrações Culturais
  • 7 Oficinas no espaço Gourmet

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...