Sucessão Rural é tema de seminário na Suinofest

O projeto-piloto de Sucessão Rural, formatado pela Dália Alimentos, será tema de um seminário sobre Sucessão Rural, nesta sexta-feira, dia 7, durante a Suinofest, em Encantado. O evento inicia-se às 15h, no Espaço Cultural, e vai contar com uma explanação do presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, acerca de como surgiu a ideia de realizar o projeto e os resultados projetados.

Segundo ele, o objetivo é conhecer os principais desafios encontrados pelos associados da cooperativa, na questão sucessão familiar na empresa rural, bem como propor meios para solucionar os problemas encontrados.

O projeto-piloto tem a participação de 12 famílias e foi criado após uma pesquisa aplicada pela Dália junto aos jovens associados, a fim de diagnosticar o que eles pensam sobre sucessão rural. Dados desta enquete serão exibidos por Piccinini amanhã, durante o evento.

O professor que ministra as aulas para os participantes, Lucildo Ahlert, também vai explanar os resultados obtidos até então. O docente da Univates explica que o objetivo é gerar informações gerenciais em pequenos empreendimentos rurais nos municípios de abrangência da Dália, por meio da capacitação de jovens produtores rurais e implantação de sistemas informatizados de gestão de custos de produção. “Tudo isso com o propósito de auxiliar os agricultores na tomada de decisões sobre os principais negócios agropecuários existentes nas propriedades e auxiliar na promoção da sucessão nesses empreendimentos.”

Na sequencia, dois casos de sucesso dentro do projeto serão relatados. O jovem e agricultor de Linha Arroio Bonito, interior do município de Coqueiro Baixo, Cláudio Luis Martini (27), vai falar sobre sua experiência após a adesão ao projeto-piloto. A família atua com gado de leite, possuindo16 vacas, sendo 12 animais em lactação que produzem 170 litros/dia.

Além do leite, a família atua com fumo e frangos, totalizando 13 mil aves. O irmão mais novo, Marcos (19), é quem administra o aviário. Os pais Ari e Lourdes também cooperam para o desenvolvimento do trabalho partilhado por todos.

Isolda Senter Valgoi, também irá falar aos participantes. Ela é mãe de Josias Valgoi (24), jovem que também integra o projeto. A família de Linha Arroio das Pedras, interior de Nova Bréscia, atua com suinocultura. São mil cabeças na granja e outras mil que serão alojadas em um novo galpão em fase de construção. Ela vai falar como o projeto está auxiliando no gerenciamento da propriedade e auxílio aos negócios da família.

Saiba mais

O projeto-piloto Sucessão Rural, com ênfase em Gestão de Empreendimentos Rurais, teve início neste ano. Aulas mensais, em um dia da semana, são realizadas junto à Dália Alimentos, no auditório do parque, sob orientação do professor, Lucildo Ahlert.

Participam do projeto 12 famílias dos municípios de Encantado, de Nova Bréscia, de Doutor Ricardo, Coqueiro Baixo e Relvado.

O projeto tem duração de um ano e começou com a entrega do livro caixa e visitação a uma propriedade, no município de Serafina Corrêa, exemplo em sucessão rural. Desde o início, em fevereiro, foi realizado o levantamento patrimonial, visita individual com programas de gerenciamento e colocação das informações no sistema.

Na segunda parte, foi realizado levantamento de custos operacionais, receita e dados de produção. “Foi escalonado, em cada encontro, as temáticas. Com isso, se buscam soluções para o melhoramento dos resultados. Estamos quebrando paradigma no meio rural”, explica o professor. Para ele, o importante e mais adequado é tratar a propriedade como um negócio e organizar as informações de modo que possam ser utilizadas também para a tomada de decisões.

No próximo mês, iniciam-se as visitas às propriedades pelo professor e pelos técnicos da cooperativa. “Isso, para debater junto com as famílias, simulando custos e benefícios.” Os próximos encontros ocorrem nos dias 10 de junho, 8 de julho, 12 de agosto, 9 de setembro, 14 de outubro, 11 de novembro e 9 de dezembro.

Serviço

O quê: Seminário Sucessão Rural
Onde: Durante a 12ª Suinofest, junto ao Espaço Cultural
Quando: Sexta-feira, dia 7, às 15h

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...