Subsecretária da Central de Licitações incentiva empresários a venderem para o governo estadual

Com uma apresentação dinâmica, a subsecretária da Central de Licitações da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Celic/Sarh), Nizani Torres, fez entusiástico chamamento aos empresários para aderirem ao Programa Fornecer. Com o apelo – “Ajudem-nos, vamos promover a igualdade e a justiça através das compras públicas!” – Nizani finalizou sua fala na reunião-almoço, promovida nesta segunda-feira, dia 12, pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura Municipal de Lajeado. Lideranças empresariais, políticas e da comunidade tiveram a oportunidade de conhecer o Programa Fornecer, explicado no tema da palestra – “Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas.”

Programa

Segundo Nizani, o programa Fornecer utiliza o poder das compras governamentais como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável, de distribuição de renda e de diminuição das desigualdades sociais. Assim, explora a demanda por bens e serviços do estado para fomentar as micro e pequenas empresas (MPE’s) de forma a garantir acesso ao mercado de compras governamentais.

A economicidade é um dos principais objetivos, pois pequenos custos acabam gerando grandes números no final. Desta maneira, o programa visa à eliminação dos intermediários, redução do custo de transporte, armazenamento e logística na entrega e distribuição dos bens, uma vez que todos estes custos estão incluídos no preço final.

Projetos

O Fornecer está com uma série de projetos em execução, como a compra de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Já foi executado projeto piloto contemplando compra de não perecíveis, hortifrutigranjeiros e carnes em seis municípios gaúchos, por meio de chamada pública.

Foram realizadas dez licitações de obras e serviços de engenharia de pequeno valor no interior do RS e mais 13 estão em andamento. Também há licitações de centros de observação de sistemas de irrigação, tendo havido a construção de um em Erechim. Os centros servirão de escola para pequenos produtores rurais aprenderem como irrigar as plantações. Em 2013, serão licitados mais de 3,8 bilhões de reais, divididos em obras e serviços de engenharia para escolas e rodovias, itens de alimentação humana, informática, material de expediente e veículos, dentre outros. Tais aquisições envolverão a realização de mais de 2000 licitações

Como vender para o Governo?

Para entrar no programa, é necessário matricular-se no cadastro de fornecedores e acompanhar as licitações pelo site da Celic: www.compras.rs.gov.br. O empresário precisa reunir a documentação prevista no edital e participar da sessão.

Ocuparam a mesa principal, junto com Nizani, o presidente da Acil, Ronaldo Zarpellon; prefeito de Lajeado, Luis Fernando Scmitd; presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Sérgio Kniphoff; vice-prefeito Vilson Hasseun Jacques Filho e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Lajeado, Ivanete Fracaro.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...