STR Lajeado visita Hidrelétrica da Certel em Putinga

A Hidrelétrica Salto Forqueta, entre Putinga e São José do Herval, recebeu, no dia 18 de fevereiro, a visita de uma comitiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, com extensão em Forquetinha, Canudos do Vale e Marques de Souza. O objetivo foi conhecer a importância do empreendimento da Certel para a geração de energia elétrica para a região, principalmente, para as pequenas propriedades rurais.

O grupo, composto por dirigentes e conselheiros fiscais, foi recepcionado por colaboradores da cooperativa junto ao mirante, local que possibilita uma vista panorâmica da barragem da usina. Na ocasião, o gerente de engenharia e planejamento, Hélio Eduardo Pires, o gerente de relações institucionais, Marco Aurélio Weber, e o vice-presidente, Erineo José Hennemann, salientaram a grandeza do empreendimento. A potência instalada é de 6.124 kilowatts (kW) e a capacidade anual de geração é de 32.197.380 kWh.

Após, os associados conheceram a barragem, inclusive percorrendo-a internamente de ponta a ponta, através da galeria de inspeção, e visitaram a subestação e a casa de força, onde estão os geradores e turbinas da usina.

O diretor do STR Lajeado, Lauro Baum, avaliou como positiva a oportunidade de conhecer o local e entender a importância da energia gerada pela hidrelétrica. “Em todos os lares temos energia elétrica de qualidade, e a visita possibilitou conhecermos o complexo que antecede o “milagre” de apertar um botão e iluminar toda uma residência ou empresa. Pudemos ver que a cooperativa desenvolve ações eficazes para garantir ao quadro social um abastecimento seguro e confiável. Na prática, percebemos isso recentemente, quando a região sofreu problemas no fornecimento e a cooperativa logo restabeleceu a energia”, mensurou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...