Sindilojas VT se mobiliza em apoio à campanha do MPF

A corrupção no Brasil traz prejuízos enormes para a sociedade, que clama por mudanças. E o Sindilojas Vale do Taquari também entende a importância de um projeto com medidas preventivas e eficazes. É com este pensamento que a entidade se mobiliza em apoio à campanha “Dez medidas contra a corrupção”, do Ministério Público Federal (MPF). A mobilização tem como objetivo reprimir, prevenir e combater esta prática na política brasileira. As propostas do MPF vão desde o aumento da pena para corruptos até a criminalização do “Caixa 2”.

Com o intuito de prestar contas à sociedade sobre as ações tomadas no combate à corrupção, o Ministério Público Federal disponibiliza aos cidadãos aplicativos que permitem visualizar gráficos e tabelas interativas de casos sob investigação. Além disso, um “Mapa da Corrupção” foi criado para que os brasileiros possam ter uma noção geográfica de medidas de combate e prevenção tomadas pelo MPF no país.

Em todo o Brasil, o órgão público reúne assinaturas a favor da ação, só no Rio Grande do Sul, mais de 11 mil pessoas se engajaram ao projeto. Os cidadãos que querem manifestar o seu apoio à causa podem acessar o site www.10medidas.mpf.mp.br e imprimir a ficha de assinatura. Após, o formulário deve ser entregue em uma das unidades do MPF (como em Lajeado), em pontos de coleta (Sindilojas Vale do Taquari) ou por correios para: Procuradoria Geral da República – 5ª Câmara de Coordenação e Revisão – SAF/SUL Quadra 04 Conjunto C – Bloco B – 3ª Andar, Sala 305 – CEP: 70050-900 Brasília/DF.

Dez medidas:

  1. Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos.
  2. Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação.
  3. Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do Caixa 2.
  4. Aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores.
  5. Reforma no sistema de prescrição penal.
  6. Celeridade nas ações de improbidade administrativa.
  7. Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal.
  8. Ajustes nas nulidades penais.
  9. Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado.
  10. Recuperação do lucro derivado do crime.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...