Sindilojas Vale do Taquari esclarece dúvidas sobre e-Social

As empresas estão diante de uma série de mudanças de legislação e obrigações impostas pelo governo federal. Na última quinta-feira, o Sindilojas Vale do Taquari realizou um café da manhã com palestra sobre o e-Social. O encontro foi na sede da entidade, reunindo empresários e colaboradores de organizações da região. O assunto foi explanado pelos profissionais da Clínica São Vicente, buscando esclarecer principalmente as dúvidas que dizem respeito à saúde e segurança dos trabalhadores.

As empresas precisam estar atentas e organizadas para cumprir os prazos exigidos, principalmente no que for relacionado aos Registros de Eventos Trabalhistas (RET). “Estes nada mais são do que a comunicação do empregador sobre alterações relevantes na relação trabalhista. Os registros deverão ser entregues assim que o evento ocorrer, sob risco de multa pela falta de comunicação no prazo adequado”, explica a Técnica em Segurança do Trabalho, Joanês Schwertner. Ela reforça que também será exercido maior controle sobre a saúde e segurança do trabalhador, bem como para os afastamentos e doenças laborais, que deverão ser declarados quase de maneira instantânea.

De forma progressiva, são obrigações para as empresas de todos os portes e independente do ramo de atuação. Caso não haja pontualidade na comunicação, a empresa estará sujeita a multas, como já previstas nas legislações previdenciária, fiscal, trabalhista e do FGTS. Os prazos serão monitorados mediante o envio das informações por meio do portal.

A Clínica São Vicente é parceira do Sindilojas Vale do Taquari. Os associados que tiverem demandas para adaptação ao e-social na área de medicina e segurança do trabalho podem buscar a intermediação através do sindicato pelo telefone 3710-2080 ou e-mail sindilojas@sindilojas-valedotaquari.com.br.

 

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...