Sincovat esclarece sobre Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor Final

O período é de férias para algumas pessoas, mas o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) não para com sua agenda de cursos e palestras. Segunda-feira, dia 20, a entidade registrou a presença de cerca de 50 pessoas na palestra de esclarecimento sobre a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e). O tema foi abordado pelo Coordenador Adjunto do Sistema Nacional da Nota Fiscal Eletrônica do Governo do RS, Vinicius Pimentel de Freitas, o qual esteve acompanhado pelo titular da 13ª Delegacia da Receita Estadual, em Lajeado, Jorge Humberto Pozza. O evento foi uma parceria entre Sincovat, Aescon e CRCRS e arrecadou alimentos para entidades carentes da região.

Freitas explicou sobre o funcionamento da NFC-e, a qual está em vigor desde março do ano passado e substitui o cupom fiscal e a nota fiscal modelo 2. O palestrante destacou vantagens da sua utilização, tanto para as empresas, como para os consumidores e para o Estado. “O emitente, que é a empresa, tem redução de custos e consegue fazer a integração das plataformas de vendas físicas e virtuais”, exemplificou. Freitas destacou que o consumidor ganha ao poder consultar online suas NFC-e no portal da Secretaria Estadual da Fazenda, enquanto que o Governo assim simplifica a fiscalização do varejo. A apresentação teve como público-alvo os profissionais da contabilidade. “São eles os formadores de opinião dos pequenos comerciantes, tão importantes para disseminar as informações”, disse.

Esta é a primeira palestra do tema no interior do Estado neste ano, sendo que as outras duas ocorreram em Porto Alegre. “A atividade vem de encontro ao objetivo do Sincovat, o qual busca aumentar parcerias como esta com a 13ª DRE e assim atualizar constantemente seus associados”, disse o presidente do Sincovat, Edson Schneider.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...