Sincovat e Aescon solicitam à prefeitura ajustes no sistema da NFS-e

Atentos às reivindicações dos associados, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Vale do Taquari (Aescon) solicitam melhorias à Secretaria da Fazenda de Lajeado. Os problemas enfrentados no sistema da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) foram apresentados para o titular da pasta, José Carlos Bullé. A reunião ocorreu na última quarta-feira, dia 9, na prefeitura e contou com a presença dos presidentes do Sincovat, Edson Schneider, e da Aescon, Jandir Dickel, além do associado Darci Anton e da fiscal fazendária, Alice Cristina Schnack.

A dificuldade está na importação das notas fiscais eletrônicas, já que existe incompatibilidade do sistema da prefeitura com o utilizado pelos escritórios de contabilidade. “Pedimos que a Prefeitura de Lajeado faça uma adaptação, para que se disponibilize o XML no padrão da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), conforme nos foi repassado no treinamento da própria prefeitura”, destacou o presidente do Sincovat.

A demanda das entidades contábeis é pontual e complementar às melhorias já implantadas. “Percebemos muitos avanços desde janeiro no que se refere à nota eletrônica. O que estamos apresentando agora busca facilitar e agilizar ainda mais os procedimentos”, acrescentou Schneider. Segundo o secretário da Fazenda, a reivindicação é condizente e em breve será atendida. “Vamos tratar isso com o prestador de serviço dessa área para logo, logo ajustar a funcionalidade”.

Omissão de receita

O secretário da Fazenda aproveitou a reunião para falar sobre a intensificação do trabalho de identificação das empresas que omitem receita. “Temos tecnologia moderna que nos permite mapeamentos e cruzamento de informações para saber exatamente quem está agindo errado”, disse Bullé. Ele alerta as entidades e os escritórios de contabilidade para que advirtam os contribuintes, sob pena de notificação e multa.

Dúvidas

A secretaria da Fazenda prepara um novo treinamento para os profissionais da contabilidade. Neste sentido, Sincovat e Aescon pedem para que os associados enviem suas dúvidas e sugestões de assuntos. Os contatos podem ser feitos através do e-mail sincovat@sincovat.com.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...