Sincovat abre espaço para prestação de contas do Observatório Social de Lajeado

O Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) disponibilizou na última quinta-feira, dia 9, espaço para a prestação de contas do Observatório Social (OS) de Lajeado. A participação dos seus representantes fez parte da programação realizada na sede da entidade, junto com a assembleia que aprovou a prestação de contas de 2014 do Sincovat.

O sindicato dos profissionais contábeis apoia o trabalho da ONG e desde 2012 é um dos seus colaboradores financeiros. O presidente Otto Blass Filho fez uma breve introdução sobre o OS Lajeado, seguida de explanação sobre o orçamento e forma de atuação em prol do controle dos recursos públicos. Além de reforçar a importância de sua existência e atuação, lembrou que a ONG é formada por voluntários. Blass Filho comentou sobre a carência de pessoas que queiram ajudar nas causas e se envolver. “Falta mobilização na sociedade civil, está difícil encontrar pessoas que queiram se expor, ir lá e acompanhar uma reunião, por exemplo”.

O vice-presidente Fernando Santos Arenhart salientou que o OS Lajeado monitora todas as licitações de Lajeado. Ao identificar alguma irregularidade, emite um comunicado ao Poder Público. Entre os casos, citou uma licitação de prestação de serviços veterinários e outra de pavimentação asfáltica, cujos apontamentos foram acatados e geraram novos editais de licitação. Arenhart também listou outras ações do OS Lajeado, como concurso de redação para estudantes e diagnóstico da merenda escolar.

Como órgão atento a questões macro, o OS Lajeado também acompanha indicadores gerais relacionados ao desenvolvimento do país. O secretário executivo da organização, Adriano Strassburger, apresentou alguns dados do Ranking da Educação Básica no Brasil e números de gestão pública, os quais colocou à disposição de todos os interessados.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...