Simpósio em Estrela avaliará perspectivas econômicas da cadeia leiteira

O Simpósio Municipal do Leite, que ocorre nesta sexta-feira, dia 26, na Comunidade Evangélica de Estrela, vai traçar o cenário atual da atividade produtiva e fornecer futuras perspectivas econômicas para que produtores possam estabelecer suas metas de investimento no setor. O encontro também vai debater as possibilidades para o mercado externo e qualificar com informações sobre manejo e economia os que estão envolvidos com a pecuária leiteira do município.

Promovido pela Secretaria da Agricultura de Estrela, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/RS-Ascar, o simpósio ocorrerá durante todo o dia em Estrela e será um importante momento de integração, troca de ideias entre produtores e atualização de conhecimento. Os três palestrantes convidados vão discorrer sobre diferentes temas, mas todos encadeados diretamente com a atividade leiteira, importante geradora de renda e emprego no município. Segundo o secretário da Agricultura, José Adão Braun, o evento, além de pretender aumentar a qualificação, quer ampliar a visão econômica dos produtores para que possam aperfeiçoar a produção que está entre as melhores do país.

Hoje, Estrela tem contabilizados na Secretaria da Agricultura 459 produtores de leite e, até o fim de 2014, a projeção é de uma produção de 40 milhões de litros. Com isso, o município deve adicionar três milhões de litros de leite à produção de 2012. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Estrela é a 8ª maior produção nacional de leite.

Palestras

O simpósio enfocará três temas: às 9h45min, o engenheiro agrícola da Emater, Diego Barden dos Santos palestra sobre “Manejo Nutricional de Bovinos de Leite”. Ele explicará a importância de uma dieta adequada ao rebanho.

Às 10h45min, o veterinário César Bado discorrerá sobre fungos que ocorrem na silagem e no milho e prejudicam o rebanho, podendo fazer com que as vacas abortem. O tema é “Micotoxinas na bovinocultura brasileira”.

Às 11h45min, ocorre a terceira palestra e a que mais deve atrair atenção dos produtores: “Situação atual e perspectivas econômicas da cadeia do leite.” O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer fornecerá o panorama do segmento. A Languiru absorve mais de 70% do leite produzido no município e Bayer enfocará o cenário a partir de projeções a curto, médio e longo prazo. A ideia é preparar os produtores para o mercado externo. O que anima Braun é que Estrela avança no mercado interno. “Se continuarmos crescendo, a perspectiva de exportar é viável, devido a alta qualidade do nosso produto.”

O Simpósio que será realizado em Estrela é decorrência da importância do leite para o município e região. Conforme Braun, a Secretaria da Agricultura oferece cinco frentes de serviços estratégicos para que os produtores possam obter rendimentos e um rebanho altamente qualificado. A inseminação artificial e os atendimentos veterinários são dirigidos basicamente para produtores de leite.

Há também a everminação do rebanho e a vacinação contra a brucelose: a equipe vacina todas as terneiras.

Outro atendimento ainda é a vacinação contra a febre aftosa. Todo gado é imunizado para assegurar a proteção do rebanho.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...