Silos trincheira geram economia aos produtores

Visando facilitar a rotina de trabalho, reduzir custos com o transporte e garantir a qualidade da silagem para o gado, produtores rurais do município vêm investindo na construção de silos trincheira. Instalados próximos às residências dos produtores e local de trato dos animais, o método economiza tempo, dinheiro e espaço, uma vez que armazena grande quantidade de alimento por longo período num único local, ao fácil alcance do produtor, indiferente das intempéries do tempo.

Com 75 animais em sua propriedade, o produtor Jandir Steffens e sua família, de Forqueta Baixa, são adeptos ao silo trincheiro desde 2014 e confirmam as vantagens do investimento. “Não dá barro, utilizo uma única lona e consigo aproveitar 100% do alimento, que é de total qualidade”, afirma. “E o melhor de tudo é que reduz o custo da produção”, incentiva. Steffens tem espaço para armazenar 20 hectares de silagem, mas fará 14. A previsão é que o alimento dure 10 meses, o que lhe dá tranquilidade para o período de transição das pastagens. “Se fosse o método tradicional, teria que fazer uns 20 silos nas roças para compensar este”, compara.

Segundo o secretário da Agricultura, Paulo Heck, além das vantagens já citadas, o investimento em silos trincheiras acarreta em economia para o Município, liberando as máquinas para a execução de outros serviços do setor primário e infraestrutura geral do interior. De dezembro a abril, cerca de dois mil silos são fechados em Arroio do Meio, o que limita os demais atendimentos a estradas e área rural.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...