Sicredi Região dos Vales incentiva o desenvolvimento da pecuária leiteira na região

A pecuária leiteira tem ganhado cada vez mais destaque no Rio Grande do Sul. A produção de leite em todo o Estado chega a 4,3 bilhões de litros anuais e é favorecida pelo clima adequado que permite a realização do trabalho com mais qualidade. No ranking nacional, o Rio grande do Sul ocupa o segundo lugar em volume chegando a 12,5% da produção nacional.

Na Região dos Vales não é diferente. No município de Anta Gorda, cidade que realiza a cada dois anos a festa para comemorar a produção – a FestLeite, a pecuária leiteira já é a segunda principal fonte de renda das famílias. Atualmente, a atividade é realizada por cerca de 600 produtores.

Em relação ao número de animais, o município tem em média 6,4 mil animais produzindo, conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura. O volume de produção chega a 22 milhões e 500 mil litros de leite por ano. Já em relação ao retorno de ICMS, a pecuária leiteira representa 10,4% do total do valor adicionado de Anta Gorda.

A representatividade do setor e a exigência por novas tecnologias fazem com que os produtores busquem cada vez mais investimentos que contribuam com o desenvolvimento e o incremento da produtividade local. Em 2013, somente pelo Sicredi foram liberados para o setor mais de R$ 9,2 milhões em recursos para custeio e investimento na Região dos Vales. Estes recursos foram utilizados na aquisição de máquinas, implementos e construções de depósitos e galpões, num total de 243 projetos efetivados.

No município de Anta Gorda, os valores liberados para o setor somam mais de um R$ 1,1 milhão, em um total de 82 operações.

Para o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, o fomento das diversas atividades produtivas da região e o apoio a iniciativas que promovam as potencialidades locais – como a FestLeite – reforça o papel do Sicredi como Instituição Financeira Cooperativa voltada ao desenvolvimento regional e a geração de renda dos seus associados.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...