Sicredi Integração RS/MG dispõe de linhas de crédito para custeio e investimento agropecuário

Com expressiva representatividade no Vale do Taquari, o agronegócio tem atenção especial no Sicredi, que disponibiliza produtos e serviços específicos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor. Só na regional Integração RS/MG são cerca de 8,3 mil associados do segmento que movimentam uma carteira de aproximadamente R$ 103,5 milhões, dividida em operações de custeio agrícola e pecuário e também de investimentos de longo prazo.

O custeio agropecuário é uma linha de crédito para atender demandas das atividades agrícola e pecuária, oferecendo apoio financeiro para aquisição de insumos, sementes, adubos, corretivos de solo, defensivos, ração, concentrados minerais, sêmen, vacinas, sal mineral, produtos de uso veterinário em geral, entre outros. Destinado exclusivamente a associados, o financiamento está condicionado ao enquadramento do produtor rural, como é o caso do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que envolve agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa na base de dados da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). Há ainda o custeio Pronamp que beneficia proprietários rurais, posseiros, arrendatários ou parceiros que possuam renda bruta anual de até R$ 2 milhões, ou a linha para demais produtores que não estão incluídos nos programas citados. Os prazos para quitação variam de seis meses a dois anos.

Já o investimento agropecuário é uma linha de crédito que visa ajudar no aumento da capacidade produtiva e na diversificação das atividades através do investimento na aquisição de bens essenciais à produção e modernização do agronegócio. Entre os exemplos estão construção, ampliação e reforma de benfeitorias; aquisição de máquinas, equipamentos e veículos; obras de irrigação e drenagem; formação de lavouras permanentes; formação ou recuperação de pastagens, entre outros. Ideal para produtores rurais associados do Sicredi, pessoas físicas e jurídicas, que necessitam de recursos para investir no seu agronegócio.

Essa linha para investimento foi a escolhida do associado da Sicredi Integração RS/MG, Samuel Favaretto, (33) para a construção de um galpão pré-moldado com espaço para 60 vacas na propriedade localizada em Sério. A estrutura, concluída em novembro de 2017, facilita a mão de obra e oferece mais conforto ao gado leiteiro, aumentando a eficiência, garantindo qualidade ao produto e gerando maior lucratividade ao negócio. A decisão de Favaretto pelo aperfeiçoamento da produção veio depois de pesquisas e visitas a outros produtores, e o valor financiado pela cooperativa permitiu que ele não precisasse recorrer às economias reservadas para eventuais emergências. Satisfeito com sua escolha de crédito e com os resultados obtidos após a instalação do galpão, ele aconselha: “Incentivo todos a investirem na sua propriedade”.

Além do custeio e do investimento, os produtores também podem buscar no Sicredi outras soluções para atender as suas necessidades, tais como crédito da sua produção em conta corrente, seguros agrícolas e consórcios para equipamentos. Mais informações sobre produtos, prazos, limites e condições de contratação podem ser obtidas nas agências da Sicredi Integração RS/MG.

 

Fonte Simone Rockenbach

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...