Sete microaçudes já foram escavados em Paverama

O município de Paverama assinou, em meados do mês de abril, um convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) que vem beneficiando produtores com a abertura de microaçudes destinados a irrigação e a piscicultura. Dos dez previstos no projeto, sete já foram escavados.

Na tarde da segunda-feira, dia 19, o coordenador regional da SDR nos Vales do Taquari e do Rio Pardo, Rudimar Müller; o prefeito Vanderlei Markus; o vice-prefeito Edgar Hélio Hauenstein; o presidente do STR, Luis Ricardo Kochem; e o servidor local da Emater, Aldacir Preto estiveram visitando as obras de construção de dois açudes (em fase de conclusão), na propriedade do agricultor Osmar Hauenstein. O produtor utilizará os açudes de sua propriedade para a criação de peixes para consumo próprio e como renda extra. Apesar de trabalhar no setor primário, Hauenstein é novo na área da piscicultura.

Para o prefeito as obras de açudagem vêm de encontro às necessidades da localidade e de encontro à planificação do atual governo, que é criar uma agricultura familiar forte, pois segundo afirma, há muitos anos o setor agrícola está defasado e com muitas carências. “Com o auxílio do governo estadual, hoje temos uma visão diferenciada da agricultura familiar, e daí sai à força e a vontade de resgatarmos este setor”, afirma Markus

Saiba mais

O Programa Estadual Irrigando a Agricultura Familiar visa o incentivo à piscicultura e irrigação no setor primário. O projeto é uma parceria entre Estado, município, Emater e produtor beneficiário. Cabe ao Estado à cessão de uma escavadeira hidráulica, bem como o fornecimento de assistência técnica, por meio da Emater/RS-Ascar, além da concessão de licenças ambientais para os produtores beneficiados. Como contrapartida, o município fornece o operador do maquinário, o combustível e a manutenção da patrulha agrícola, e o beneficiário paga 40% da hora máquina.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...