Serviço de Inspeção Municipal de Lajeado credencia a 24ª empresa

A Secretaria de Agricultura e Urbanismo (Saurb) entregou, nesta quarta-feira, dia 11, o 24º certificado de credenciamento ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A fábrica de laticínios Latte Bios, localizada na RST-421, n° 5115, Bairro Conventos, é a primeira queijaria credenciada no município.

Os proprietários Rodrigo Rafael Franzmann e Rejane Pressler investiram cerca de R$ 300 mil na adequação do estabelecimento às regras do SIM. Mussarela, prato processado e colônia processado são os três tipos de queijos a serem produzidos pela Latte Bios, que têm capacidade para produzir 2 mil kg de queijo ao mês. “Lajeado tem grande capacidade para absorver a produção, mas isso só é viável trabalhando legalmente”, afirmou Franzmann.

O titular da Saurb, Ricardo Giovanella, destaca que outros três processos de credenciamento ao SIM estão em andamento. “É claro que se credenciar ao serviço demanda investimentos dos empresários, mas garante maior chance de crescimento da agroindústria”, salienta o secretário.

Conforme a médica veterinária da Saurb e responsável pelo SIM, Fernanda Bonaldo, a agroindústria adequou-se ao programa investindo na instalação de câmara fria e outros equipamentos, regulamentação dos documentos, treinamento, pasteurização do leite, licenciamento ambiental e criação de um rótulo.

Credenciamento junto ao SIM

O secretário Giovanella lembra que os interessados em se credenciar junto ao SIM devem procurar a secretaria, situada na rua Santos Filho, 984, no andar térreo do ginásio Professor Nelson Francisco Brancher ou ligar para o telefone 3982-1033. O segundo passo é protocolar o pedido, formalizando o processo. Em seguida, o empreendedor deve apresentar um projeto de adequação da estrutura da empresa e solicitar a licença ambiental à Secretaria do Meio Ambiente, que fará uma análise da água utilizada no empreendimento. Outro fator determinante para o credenciamento é providenciar o registro dos rótulos dos produtos, afirma Giovanella, frisando que todas as orientações do processo de certificação são feitas pela Saurb, sem qualquer custo ao empreendedor.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...