Semana do Empreendedorismo de Estrela começa com orientações do Sebrae

Começa nesta terça-feira, dia 4, a Semana do Empreendedorismo de Estrela. Promovido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela (Seplade), o evento terá atividades na Câmara de Vereadores e vai até quinta-feira com cursos, palestras e orientações para micro e pequenos empreendedores.

Nesta terça-feira, às 19h, a Semana inicia-se com a oficina “Sei controlar o meu dinheiro?” que é gratuita e será dada pelo consultor do Sebrae, Fabricio Magayezski. Ele dará dicas de como o empreendedor deve fazer controles de entrada e saída e possibilidades de negócio. Para participar, é preciso preencher uma fixa cadastral (anexo no site da prefeitura) e entrega-la até terça-feira, às 16h, na Secretaria de Planejamento do município ou enviá-la através do e-mail seplan3@estrela.rs.gov.br. “As vagas são limitadas para um grupo de 30 empreendedores, então é importante que os interessados garantam suas vagas”, ressalta o secretário Marco Aurélio Wermann.

Na quarta e na quinta-feira, a unidade móvel do Sebrae permanecerá o dia todo no estacionamento em frente a Câmara de Vereadores para tirar dúvidas dos pequenos empreendedores. Fornecerá orientações sobre fluxo de caixa e dicas importantes para os interessados em abrir seu negócio ou para as microempresas individuais.

A unidade é uma espécie de escritório móvel que o Sebrae, possui toda a estrutura para levar orientações para micros e candidatos que querem montar seu negócio, afinal 99% das empresas no Brasil são microempresas. “Entre os objetivos está estimular o empreendedorismo, levar orientações e manter a longevidade dos pequenos”, frisa o técnico Vinícius Chilanti, que estará orientando nos dois dias.

As sugestões do Sebrae para quem deseja ter seu próprio negócio vão desde a importância de fazer o planejamento, análise de mercado até fluxo de investimentos. “É o planejamento que diminui o risco”, enfatiza a técnica de atendimento Soraia Gerhardt.

Para quem já tem empresa constituída, as instruções do Sebrae se revelam no aprendizado do marketing, finanças e recursos humanos para tornar o negócio mais estratégico. “A meta da Semana do Empreendedorismo é levar conhecimento aos empreendedores e fornecer subsídios para que eles possam cada vez mais obter êxito em seus negócios. Queremos que as empresas de Estrela cresçam e cresçam bem amparadas”, acentua Marcos da Silva Quadros, da Seplade, um dos organizadores do evento.

Alest/Google

Além do Sebrae, a Semana do Empreendedorismo será marcada pela presença da Alest, parceira do Google. Na quarta e na quinta feira, a representante vai fornecer uma experiência tecnológica com os aplicativos do Google. As ferramentas estarão à disposição e os técnicos ensinarão a manejá-las gratuitamente. Entre as ferramentas: Gmail, Drive, Google Sites. Os visitantes poderão interagir, de forma descontraída e aprender para atuar com elas de forma mais eficiente no trabalho.

O diretor da Alest, Bernando Campani Chassot, fará uma palestra na quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores. Ele encerrará a Semana do Empreendedorismo com uma explanação sobre Google e seus aplicativos.

Cases de sucesso

Na quarta-feira, dia 5, às 19h, na Câmara de Vereadores, Estrela trará para a Semana do Empreendedorismo “Cases de Sucesso.” Três empresários vão repassar suas trajetórias e contar como fizeram para obter êxito em seus negócios. São eles Harri Antônio Schneider, da Sirlei Chocolates, Alexandre Dullius, da Rola Moça e Micael Eckert, da Cerveja Coruja.

Programação

Terça-feira, 4 de novembro

  • 19h – Abertura na Câmara de Vereadores
  • 19h30 – Oficina gratuito do Sebrae para microempreendedores: “Sei como Controlar meu Dinheiro?”

Quarta-feira, 5 de novembro

  • 9h às 17h – Equipe Alest orienta sobre ferramentas do Google
  • 9h às 17h – Unidade Móvel do Sebrae em frente à Câmara de Vereadores e atendimento de microcrédito com Ivaniza Freitas
  • 19h – Cases de Sucesso com as empresas Sirlei Chocolates; Rola Moça e Cerveja Coruja

Quinta-feira, 6 de novembro

  • 9h às 17h – Unidade Móvel do Sebrae e atendimento de microcrédito com Ivaniza Freitas
  • 19h – Palestra sobre a Google com diretor da Alest Bernardo Campani Chassot, de São Paulo

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...