Segundo encontro reúne interessados no turismo local e regional

Com o objetivo de debater alternativas de cooperação e crescimento no segmento do turismo local, cerca de 35 pessoas participaram, na noite da terça-feira, dia 25, na Casa do Museu, do 2º Conversando sobre Turismo. Coordenado pela dirigente Cultural, Angelica Diefenthaler, o encontro contou com a presença de representantes do Poder Público, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), entidades sociais e culturais, comércio, setores de transporte e hotelaria e empreendedores de projetos turísticos locais e regionais.

Guiado por uma pauta pré-agendada, o encontro iniciou com a apresentação do projeto de decoração natalina proposto pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sob o slogan “Presenteie com Amor”. Por meio de slides, a arquiteta e urbanista, Juliana Gasparotto, apresentou propostas de iluminação e enfeites para a Praça Flores da Cunha, Rua de Eventos e demais pontos conhecidos da cidade.

Dando continuidade, a professora Dulce Zimmer, coordenadora da comitiva de jovens intercambistas arroio-meenses que estiveram recentemente em Boppard/ Alemanha, relatou por meio de fotos e depoimentos, o resumo da viagem realizada à cidade co-irmã. Entre os destaques, informações sobre o transporte europeu, reconhecido pela excelência em ferrovias, hidrovias e rodovias, além dos cuidados com o meio ambiente, beleza dos recursos naturais e dos pontos turísticos. Uma das jovens intercambistas, Ketrin Gabriel, reforçou as informações da coordenadora, destacando a visita a castelos medievais, construídos e mantidos pelo setor privado, na sua maioria.

O encontro seguiu com a explanação dos empreendedores do setor turístico, que falaram dos seus projetos em andamento, incluindo espaços e eventos já consagrados, como o roteiro Caminhos da Forqueta, Galpão da Integração, Centro de Lazer Arroio Grande/Pesque Pague e Passeios da Colônia. Encerrando, a dirigente Angelica, distribuiu calendários de evento do município e conversou com o grupo sobre essa ferramenta de prospecção e crescimento dos eventos locais.

O próximo encontro ocorre em 29 de setembro, quando o grupo vai mapear dificuldades e potencialidades locais do segmento e definir algumas estratégicas, considerando que a própria comunidade local desconhece algumas opções de turismo local e regional. Pronunciaram-se ainda os secretários municipais Norberto Dalpian e Paulo Heck, que lembraram que Arroio do Meio sediará um Seminário de Turismo Rural em parceria com o Sebrae, no mês de outubro.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...