Secretaria de Agricultura de Imigrante disponibiliza transporte para PAA

A Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Imigrante está disponibilizando o caminhão e motorista para a realização das entregas dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA é um programa, de nível federal, que possibilita aos municípios adquirirem produtos diretamente dos produtores rurais, que se enquadram no Pronaf. Os produtos são repassados às entidades socioassistenciais, como Apae, escolas de Educação Infantil, lares de idosos, abrigos, entre outros, vinculados aos municípios participantes do PAA.

A prioridade para a participação no programa é de famílias que participem de outros programas como Bolsa Família, CAD Único, Crédito Fundiário, e que 40% sejam mulheres. Essencialmente, ele busca melhorar a renda das famílias nele incluídas. As agroindústrias do município também podem participar.

As entregas

Em Imigrante, até agora, 13 produtores participam do programa, que faz as entregas na cidade de Lajeado, que está desenvolvendo um projeto piloto. Os pedidos são enviados à Emater/RS-Ascar de Imigrante que repassa aos produtores cadastrados.

Todas as segundas-feiras à tarde, os produtores trazem as encomendas até o escritório da Emater, onde carregam o caminhão e de lá ele sai para as entregas. As vendas são realizadas com notas do Talão de Produtor.

Segundo o secretário da Pasta, Celson Miguel da Silva, viabilizar o transporte aos produtores é um grande incentivo, em virtude de que em certos casos, ir por conta própria realizar as entregas não seria viável aos produtores que não fornecem em grandes quantidades.

Um destes casos é o produtor de hortaliças Emilio Birkheuer, que em virtude das entregas serem semanais, os pedidos são menores e não seria viável arcar sozinho com os custos do transporte.

Para a técnica da Emater de Imigrante, Cristiane Dexheimer, uma das grandes vantagens dos produtores participarem é de que recebem o preço final de mercado, o que valoriza e incentiva os participantes.

Produtos de Imigrante

Pão, tomate, chuchu, batata-doce, brócolis, couve-flor, couve-folha, couve-chinesa, melado, alface, massa, pêssego, abacate, laranja, uva, entre outros.

O caminhão

O município de Imigrante recebeu no mês de maio o caminhão Ford Cargo 816S com carroceria aberta para uso da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

Ele foi adquirido com o recurso de R$ 120 mil do MDA, mais R$ 9 mil de contrapartida do município. A forma de aquisição foi pregão eletrônico.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...