Secretaria da Agricultura e Emater de Arroio do Meio estão de casa nova

Uma casa remodelada, mais ampla e confortável espera pelos produtores rurais de Arroio do Meio, no Centro da cidade. Foi reinaugurada no último sábado, 16, as novas instalações da Secretaria da Agricultura e da Emater. O espaço abriga ainda a Associação dos Artesãos e Liga Feminina de Combate ao Câncer. O endereço – Rua Gustavo Wienandts, 511 – já é antigo conhecido dos agricultores, pois abriga os órgãos públicos há cerca de 30 anos, recebendo pela primeira vez uma reforma total. A reforma contempla a troca de forro, adequação das redes elétrica e hidráulica, reforma de assoalho, troca total do telhado e nova calçada de passeio com acessibilidade. O investimento é superior a R$ 160 mil, proveniente de recursos próprios do município.

Animados, representantes das instituições instaladas no prédio se pronunciaram durante cerimônia realizada na presença de autoridades, agricultores, artesãos, imprensa e comunidade.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Jacinta Hammes, lembrou do início das atividades no município, em fevereiro de 2013. “A Administração Municipal sempre foi nossa parceira. Aqui hoje inicia um novo ciclo para aqueles que lutam contra o câncer no nosso município. Estamos unidos por uma causa maior”, ressaltou.

O presidente da Associação dos Artesãos, Ângela Wilssmann, parabenizou o poder público pela obra. “O grupo está muito feliz com o espaço”, afirmou.

O Gerente Regional da Emater, Luiz Henrique Bernardi, elogiou o espaço destinado aos agricultores e agradeceu o engajamento do município na luta pela manutenção da filantropia, no abaixo assinado realizado recentemente pela Emater.

Da mesma forma, o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Mauro Stein, ressaltou as políticas públicas realizadas no município em parceria com o Governo do Estado, voltadas ao setor primário.

O secretário da Agricultura, Paulo Heck, falou da alegria em oferecer melhores condições de infraestrutura para atender os agricultores do município. “Com certeza faremos bom uso deste espaço”.

Agricultor e presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Grassi, lembrou da situação precária em que o espaço foi encontrado em 2009, ano em que o vereador assumiu como secretário da Agricultura. “Essa decisão de valorizar os trabalhadores do interior é uma decisão política. Desde 2010 trabalhamos com ações concretas de valorização àqueles que também produzem a riqueza do município e isso pode ser visto no orçamento do município, com 6% destinados ao ano para investimentos no setor”, destacou. “Como agricultor me sinto feliz”.

O prefeito Sidnei Eckert fez um resgate das ações realizadas nos últimos anos no interior, com melhorias executadas nas redes de água, energia elétrica, internet, estradas, educação e saúde. “Olhamos a agricultura como uma infraestrutura geral”, frisou. “A agricultura precisa se renovar para que nossos jovens tenham vontade de permanecer no interior”. Eckert falou também sobre a importância do trabalho da Liga na prevenção e luta contra o câncer, assim como do artesanato como fonte de renda para as artesãs do município. “Com muita alegria entregamos este espaço”, exclamou.

Antes do desenlace da fita, o Pastor Egídio Grün fez uma bênção simbólica no prédio, que logo após foi prestigiado pelos presentes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...