Secagem e armazenagem de grãos é tema de palestra em Colinas

No dia 30 de abril, durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Colinas, foi realizada uma palestra sobre a importância da secagem e do armazenamento de grãos. A palestra foi proferida pelo Assistente Técnico Regional (ATR), Ricardo Martins, do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado. O ATR abordou os principais fatores que afetam o armazenamento dos grãos, principalmente do milho e o aperfeiçoamento de técnicas voltadas à melhoria da qualidade do milho, pois este é um alimento fundamental não só na dieta da população, como também dos animais.

Martins também abordou a armazenagem de grãos de milho nas propriedades familiares e apresentou alguns processos antigos de armazenagem, como, por exemplo, o galpão comum, paiol de telha e paiol tipo chapecó. Além disso, o profissional também discorreu sobre os tipos de secagem dos grãos de milho, salientando suas vantagens e desvantagens.

Durante a tarde ele ainda apresentou os defeitos presentes nos grãos de milho que podem afetar a sua comercialização. Alguns dos exemplos citados na palestra foram os grãos ardidos e os grãos mofados, que possuem como sua causa principal o atraso na colheita do grão na lavoura. Abordou também as microtoxinas, que são substâncias químicas produzidas por fungos que danificam o grão, prejudicando sua comercialização, sendo que uma das principais microtoxinas encontradas no milho é a aflatoxina, principal causadora da redução de ganho de peso dos suínos.

Segundo a técnica da Emater de Colinas, Lídia Dhein, o objetivo deste encontro foi discutir a qualidade do cereal, armazenagem e alternativas para a diminuição de perdas na cultura do milho como também novas tecnologias nos diversos sistemas de produção disponíveis ao produtor, desde o processo de produção até a sua comercialização no mercado.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...