Sartori prestigiará inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira

O governador José Ivo Sartori recebeu convite e confirmou presença para a comemoração dos 60 anos da Certel e também para inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira. A solenidade será realizada na próxima sexta-feira, dia 19, no Distrito de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. Este empreendimento é uma parceria entre a Certel, Coprel e Geopar. Estiveram presentes no encontro o presidente da Certel, Erineo Joé Hennemann; diretor de geração da Certel, Julio Cesar Salecker; diretor da Geopar, Julio Moretti Gross; presidente da Coprel, Jânio Stefanello; diretor do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto; e o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker.

Trata-se de um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira terá potência instalada de 9,1 mil kilowatts (kW) e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes. Tanto que um dos focos é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 89 metros de queda d’água.

Além de gerar energia limpa e renovável para mais de 30 mil pessoas, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira repassará muitos benefícios a São Francisco de Paula através da geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...