Sala de Apoio às Empresas é referência para outros municípios

O trabalho da Sala de Apoio às Empresas da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela tem servido de exemplo para outros municípios. Na última quarta-feira, dia 6, o responsável pela Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Farroupilha esteve na Prefeitura de Estrela para conhecer a sistemática utilizada. André Pezzi foi recebido pelo vice-prefeito, Valmor Griebeler; secretário do Planejamento, Marco Wermann; e pelo coordenador da Sala de Apoio, Marcos Quadros.

Conforme Quadros, o representante de Farroupilha mostrou-se principalmente interessado nos procedimentos adotados pela prefeitura no que diz respeito à agilidade na tramitação dos processos de abertura de micro e pequenas empresas. Segundo ele, ferramentas como o georreferenciamento, utilizadas em Estrela, são importantes para reduzir o tempo de tramitação dos pedidos de estudo de viabilidade, ​pois o número de informações, como o Zoneamento, por exemplo, facilita na liberação ou não das atividades nos locais solicitados para abertura do empreendimento​. Pezzi também visitou alguns pontos da cidade, como a escadaria de acesso ao Rio Taquari, e comentou sobre a beleza e limpeza da cidade, que chamaram sua atenção.

Em Estrela, para dar maior agilidade aos procedimentos, a Secretaria do Planejamento também formou uma Comissão de Análise de Processos, que se reúne semanalmente para analisar os pedidos que chegam ao setor. É formada por servidores das pastas do Planejamento (Sala de Apoio às Empresas, Engenharia e Fiscalização); Saúde (Vigilância Sanitária), Meio Ambiente (Fiscalização Ambiental)​, Administração (Protocolo)​ e Fazenda (Cadastro Imobiliário e Fiscalização Tributária).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...