Roteiro turístico do Vale do Taquari atrai lideranças da Rota do Yucumã

A Rota da Erva-Mate, o Caminho dos Moinhos, as Delícias da Colônia e outros roteiros turísticos da região foram visitados, recentemente, por uma comitiva composta por lideranças de outra região turística gaúcha – a Rota do Yucumã. Recebidos pela equipe da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), prefeitos, secretários municipais e empresários de cidades localizadas no noroeste do Estado, percorreram o interior de Anta Gorda, de Ilópolis, de Arvorezinha, de Estrela, Colinas e de Imigrante, visitaram agroindústrias familiares e admiraram a vegetação que ladeia os trajetos à beira das ERS-332 e 429.

O grupo também destacou a acolhida das pessoas com quem compartilharam alguns momentos de sua estada, ocorrida nos dias 12 e 13 de agosto. Para a secretária municipal de Turismo de Augusto Pestana, Leonair de Barros Sost, o destaque no turismo regional do Vale do Taquari é a essência das pessoas. “Não deixem que se perca essa essência maravilhosa, que faz com que as pessoas que visitamos nos acenem da porta de suas casas ao sairmos”, apela.

Composto por 31 municípios associados, o Consórcio Rota do Yucumã escolheu a região da Amturvales para conhecer os roteiros turísticos e a forma de governança. Conforme o segundo secretário da entidade, Vanildo Roman, os visitantes buscavam mais informações sobre como estruturar os roteiros turísticos de modo a estimular as visitações. Segundo Roman, algumas estratégias são fundamentais, como apostar nas agências locais, pensar o turismo diariamente e “fazer com que cada município se veja como parte integrante e ativa na associação”, completa.

Para o presidente da entidade visitante, Marcos Giacomini, o desafio se encaixa no que foi relatado por Roman. “Antes de despertarmos o interesse de turistas, em nossos roteiros, precisamos fazer com que nossas comunidades e lideranças conheçam efetivamente nossas belezas e atrativos”, reconhece.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...