Roda de Conversa debate o papel da arquitetura na construção de relacionamentos

A arquitetura que ultrapassa os projetos de prédios e cidades para construir relações foi o mote da Roda de Conversa promovida pela Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2017 em parceria com a Oficina 670 Coworking na tarde desta sexta-feira (30). A partir da minipalestra da comunidade global TED “Edifícios que combinam natureza e cidade” (disponível em https://goo.gl/qDwB84), ministrada pela arquiteta Jeanne Gang, o evento debateu a relação entre pessoas e ambientes e o quanto os espaços públicos atuam como conectores sociais.
O grupo defendeu que o arquiteto age como o fio condutor da realização de projetos e que ele precisa ter a sensibilidade de ouvir o que as pessoas desejam, considerando o perfil de quem vai morar ou usar o espaço. Para a arquiteta e vice-presidente da feira, Cátia Eckert, é fundamental o diálogo entre profissional e cliente para que se consiga criar um ambiente onde ele realmente se sinta bem. “Quando você começa a conhecer as pessoas, as coisas começam a ter uma cara e a fazer sentido”, afirmou.
Foram debatidas questões relacionadas à vida em comunidade e citados exemplos aplicados em outras localidades que podem ser adaptados à Lajeado, envolvendo lazer, trabalho e moradia. A utilização do Parque Professor Theobaldo Dick e a valorização de áreas próximas à beira do Rio Taquari também estiveram em pauta, além de demandas que podem ser sugeridas na revisão do Plano Diretor do município. Para se construir uma cidade mais sustentável, os participantes apostam em ações amigáveis que respeitem as pessoas mais próximas, e acreditam que iniciativas em escalas superiores podem alcançar resultados maiores. Cátia ressaltou a importância de se criar locais nos quais as pessoas se sintam integrantes e se comprometam com algo coletivo: “Nos espaços sociais tem que ter empenho para fazer acontecer e através da arquitetura isso é possível”. Ela ainda lembrou que quando os indivíduos passam a se preocupar com o bem-estar dos outros, as coisas funcionam melhor e de forma mais encaixada.

Debates mensais
A Construmóbil 2017 ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro, em Lajeado, e desde março promove debates mensais acerca do tema Economia Colaborativa. A próxima Roda de Conversa está agendada para o dia 28 de julho e abordará instituições X colaboração.

Fonte Imprensa Construmóbil 2017

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...