“Rio Grande do Sim” por um estado unido, forte e representativo

Apresentando as características de atuação individual e partidária do povo gaúcho, a líder empresarial Simone Diefenthaeler Leite prendeu a atenção do público presente à reunião-almoço da última quinta-feira, dia 27, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) ao pregar a união do estado. Administradora de empresas, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas e vice-presidente de Integração da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), a palestrante exaltou o associativismo como ferramenta para um estado mais unido, forte economicamente e representativo. O tema da RA, promovida pela Acil e CIC Vale do Taquari, foi o “Rio Grande do Sim”.

“Está em nossas mãos fazer a mudança. Como lideranças empresariais, precisamos fazer a boa política”, acentuou. “Precisamos estimular os empresários gaúchos a se orgulharem de pertencer a este estado.” Lembrando as eleições do ano que vem, disse que vamos ter pela frente um momento único de mudanças e devemos ter claros nossos projetos para o futuro. A palestrante recomendou o apoio a políticos que se comprometam com projetos concretos de desenvolvimento.

“É necessário promovermos a cooperação, saber ouvir antes de falar e entender que este ambiente pode ser mudado.” A palestrante também enfatizou que devemos parar de ser tão defensivos e protecionistas de nossas raízes, “como se tudo o que viesse de fora fosse ruim”.

O “Rio Grande do Sim” é uma campanha da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS – que se tornou movimento de toda a sociedade gaúcha. A iniciativa busca a mudança de comportamento e de atitude das pessoas, com o objetivo de impulsionar o crescimento individual e coletivo de cada um de nós, de nossas empresas, organizações e do estado. Além da ênfase no associativismo, a palestrante discorreu sobre tópicos que considera de fundamental importância a serem analisados quanto à campanha, como idealismo, cooperação, princípios e compartilhamento.

Associativismo

Simone enalteceu a palavra do presidente da Acil, Ronaldo Zarpellon que em sua saudação inicial acentuou que o cidadão que “vive o associativismo de forma consciente e apaixonada é verdadeiro aristocrata da vida”. “Sou apaixonada pelo associativismo. Sempre digo que precisamos agir e pensar coletivamente. Poucos são os jovens que agem assim; a maioria deles prefere ficar no seu mundinho individualista, convivendo mais nas redes sociais. Se falar de política a eles, vão lhe olhar de cara fechada. Político é tudo corrupto! Tudo está ruim e nunca vai melhorar! Se as pessoas continuarem a agir desta maneira, é obvio que não teremos progresso nesse sentido. Nós, que somos lideranças mais velhas, temos que mostrar a eles que a mudança parte de cada pessoa, todos juntos devem fazer a sua parte para o estado melhorar”, reforçou.

Uma só causa

Outros pontos interessantes da palestra, que prenderam a atenção do público, foram os comparativos que Simone realizou. Por exemplo: quando analisados Grêmio e Internacional, lembramo-nos dos torcedores que brigam uns com os outros. Mas todos andam no mesmo engarrafamento para ir aos estádios. A partir disso, devemos pensar – e se todos lutassem por uma só causa, será que os congestionamentos acabariam? Está foi uma das muitas reflexões que Simone deixou ao público presente à RA.

Após o almoço, Simone reuniu-se com lideranças empresariais para tratar de dois assuntos referentes à BR 386 – o gargalo no trânsito observado com frequência no viaduto sobre a via férrea, em Canoas, e a liberação dos dois últimos quilômetros, junto à aldeia indígena, que faltam para concluir a duplicação da rodovia. Foi definido que a vice-presidente buscará audiência com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que as lideranças dos Vales dos Sinos e Taquari encaminhem a busca de solução para os dois assuntos.

Ocuparam a mesa principal, ao lado de Simone, e de Zarpellon; o vice-prefeito de Lajeado, Vilson Haussen Jacques Filho; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Kniphoff; vice-presidente da CIC-VT, Ito José Lanius; e o vice-presidente regional da Federasul para o Vale do Taquari, Idimir Baldissera.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...