Revive Boa Vista recolhe 290 quilos de lixo e distribui 200 mudas de árvores em Teutônia

No sábado, dia 11, ocorreram as atividades da ação socioambiental teutoniense Revive Boa Vista, em sua 5ª edição. Na oportunidade, cerca de 50 voluntários recolheram 290 quilos de lixo no Arroio Boa Vista e seus afluentes nos bairros Teutônia e Canabarro, além do Parque Poliesportivo Municipal. Divididos em equipes, três grupos também distribuíram 200 mudas de árvores nativas nas sinaleiras dos bairros Languiru e Canabarro e no Centro Administrativo de Teutônia. A programação da manhã ainda contou com visitação ao Aterro Sanitário, em Linha Wink.

Visita ao Aterro Sanitário de Teutônia

Na visitação ao Aterro Sanitário de Teutônia, todos puderam constatar de perto o volume de lixo produzido pela população. A montanha de fato assustou. Mensalmente o local recebe em torno de 320 toneladas de lixo, volume que aumenta consideravelmente a cada ano. Uma única pessoa na zona urbana gera 440g de lixo por dia, enquanto que na zona rural esse volume é de 106g por pessoa.

Uma segunda vala foi construída em 2008 e esperava-se que atendesse às necessidades do município por 20 anos. Porém, a realidade é outra e, hoje, cerca seis anos depois, já está muito próxima de sua capacidade máxima.

Recolhimento de lixo

Em seguida, os grupos seguiram para destinos diferentes. Um deles percorreu o afluente do Arroio Boa Vista na Cuba, no Bairro Teutônia; outro efetuou a coleta de lixo no Arroio Ferreira e no Parque Poliesportivo Municipal, no Bairro Canabarro; enquanto que o terceiro grupo esteve na Associação dos Funcionários da BRF e na Associação dos Funcionários da Languiru, no Bairro Languiru.

Todo lixo recolhido nesses pontos foi coletado por caminhão da Prefeitura de Teutônia, que ao final da programação levou os resíduos até o aterro sanitário, onde o material será devidamente separado para o destino final correto. Entre os materiais encontrados estiveram metais, pneus, plásticos diversos, garrafas pet, PVC, e, acreditem, até um sofá.

“O Revive Boa Vista é uma pequena contribuição que estamos dando para a preservação do Meio Ambiente. Mais uma vez temos muito a agradecer a todas as pessoas, representantes de entidades e empresas parceiras, que se dedicam à causa ambiental e estiveram engajadas nesta mobilização. Certamente quem ainda não participa pessoalmente, tem torcido muito para que a ação dê certo e tenha continuidade, um trabalho pelo bem-estar, pela qualidade de vida e convivência harmônica de toda população com o Meia Ambiente. O voluntariado é algo espetacular, atitude que deve ser nutrida por toda sociedade”, destacou o ex-presidente da CIC, entidade parceira do projeto, o engenheiro Ivandro Rosa.

Embora a quantidade de lixo recolhido tenha reduzido em mais de 70% numa comparação com a primeira edição do Revive Boa Vista, o grupo seguirá trabalhando para a sensibilização da sociedade e desenvolvimento da consciência ambiental. “A correta separação e destinação do lixo é fundamental. É esse envolvimento que buscamos, pois somente unindo esforços temos a certeza de que podemos alcançar os objetivos propostos pelo projeto. Estamos indo ao encontro da comunidade e a conscientização inicia nas nossas próprias casas”, frisou a coordenadora da unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, Daiane Ohlweiler.

A partir de agora a comissão organizadora do Revive Boa Vista inicia o planejamento das atividades para o próximo ano, além de ações continuadas como a 3ª Gincana Revive Boa Vista, que conta com o envolvimento de 11 equipes de escolas municipais, estaduais e particulares de Teutônia e cujo encerramento ocorre no mês de novembro.

O 5º Revive Boa Vista é uma ação da Parceiros Voluntários de Teutônia, com envolvimento das mantenedoras CIC, Languiru, Certel, Sicredi, Unimed, Seccare, Garcez de Souza, Grupo Krabbe, Couros Bom Retiro e StarLed, e apoio da Prefeitura de Teutônia – Secretaria de Meio Ambiente, Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, Emater, Global-Eco, CMC Edificações e voluntários da comunidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...