Reunião de diretoria trata de temas para desenvolvimento do varejo

O Sindilojas Vale do Taquari reuniu sua diretoria terça-feira, dia 13. O encontro mensal foi marcado pela abordagem de diferentes temas, todos relacionados ao desenvolvimento do varejo regional. Entre eles, a participação de micro e pequenas empresas em licitações, capacitação e mobilização para diminuição da carga tributária.

O presidente Marcos Mallmann comentou sobre a participação da entidade na reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a qual convidou os empresários a aderirem ao Programa Fornecer. O dirigente lembrou que o envolvimento das micro e pequenas empresas nos processos de compras públicas é uma das bandeiras do Sindilojas. “Há poucos meses nos reunimos com a Prefeitura de Lajeado para solicitar atenção a esse assunto. E a intenção da entidade é disseminar esta ideia nos demais municípios da base”, destacou Mallmann.

O mesmo tema também foi tratado pelo Sebrae, presente na reunião através da gestora Cláudia Kuhn. Ela salientou que o Sebrae está engajado neste tema, inclusive oferecendo consultoria e orientação prática para quem deseja participar das licitações. Claudia divulgou um seminário sobre compras públicas que a entidade vai promover em outubro para as prefeituras.

O cronograma de visitas para a divulgação e busca de parcerias para o Reload Sindilojas também integrou a pauta. A entidade vai visitar as prefeituras para buscar apoio para o projeto que tem como objetivo capacitar as empresas do comércio regional.

Na questão tributária, o vice-presidente Luiz Roque Schwertner lembrou sobre o Diferencial de Alíquotas (Difa), o qual está novamente sendo debatido na Assembleia Legislativa. O desejo da entidade é para que se consiga a derrubada da cobrança, a qual gera impacto negativo na grande maioria das micro e pequenas empresas do varejo que compram mercadorias de outros estados.

A reunião tratou ainda das negociações coletivas com os sindicatos laborais de Lajeado e Teutônia. Também abriu espaço para o Senac, que através da diretora Etiene Azambuja divulgou as opções de cursos de ensino a distância.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...