Reunião com agricultores mostra alternativas de venda da produção

As secretarias municipais da Agricultura e da Educação e Cultura de Encantado juntamente com a Emater/RS-Ascar realizaram, nesta quarta-feira, dia 3, uma reunião com os produtores rurais, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo Municipal. O objetivo da reunião foi identificar quais são os produtores e potenciais produtores de verduras, frutas, legumes e produtos agroindustrializados de origem animal e vegetal que queiram participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), da Feira do Produtor ou ainda fazer a venda de seus produtos em escala comercial.

Na ocasião, o secretário municipal da Agricultura, André Boeri, destacou que a ideia é utilizar todos os dias o espaço da Feira do Produtor e também oferecer outras alternativas de renda aos produtores. A veterinária, Virgínia Maria Zuchetti, explicou que os produtos de origem animal a partir de 3 de junho de 2015 precisarão ter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para serem comercializados na Feira do Produtor. Ela acrescentou que com os produtos legalizados os produtores poderão abrir novos mercados, entre eles participarem do PNAE, por exemplo.

As nutricionistas da Secretaria da Educação e Cultura, Ana Paula Görgen e Elisandra Borelli Mottin, explicaram o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e como os agricultores podem vender seus produtos para atender as escolas municipais. Segundo elas, atualmente as nove escolas de Educação Infantil, as seis de Ensino Médio e a APAE servem diariamente 3,5 mil refeições, ao todo. Também o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Paulo Teixeira, destacou que a entidade é articuladora nesse processo. Além disso, mencionou que a Emater possui centros de treinamento para os produtores que queiram se especializar. Por fim, dúvidas a respeito das possibilidade de venda dos produtos tanto na Feira do Produtor, como em escala comercial ou para o PNAE foram esclarecidas aos presentes.

Próxima reunião

Na próxima quarta-feira, dia 10, haverá mais uma reunião com a apresentação das demandas da Secretaria Municipal da Educação e Cultura em relação ao PNAE e apresentação por parte dos agricultores dos produtos produzidos. A reunião ocorre a partir das 10h, no Auditório Imigrante do Centro Administrativo Municipal.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...