Reload Sindilojas: Raúl Candeloro antecipa assuntos e dá dicas a empresários e vendedores

O Sindilojas Vale do Taquari traz a Lajeado, no dia 27 de março, um dos maiores especialistas em vendas do país. Trata-se do diretor da Revista VendaMais, Raúl Candeloro. Ele palestrará durante o evento de capacitação Reload Sindilojas, em sua segunda edição. A programação, que vai ocorrer no Clube Sete de Setembro, tem como tema central “Vender é apenas metade da venda”. Candeloro vai explicar o porquê deste enunciado nas duas palestras que irá proferir: Roda da Liderança, voltada a empresários e profissionais de nível gerencial; e Venda Mais, que é dedicada a colaboradores e vendedores e ao público em geral. A atividade começará às 15h30min.

Em entrevista ao Sindilojas, Candeloro antecipa alguns dos assuntos que irá falar durante o Reload Sindilojas. São conhecimentos e dicas importantes, úteis a empresários e profissionais atuantes em estabelecimentos dos setores de comércio e serviços. O Sindilojas Vale do Taquari já comercializa as inscrições para o evento. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3710-2080 ou site www.reloadsindilojas.com.br.

Confira:

Sindilojas Vale do Taquari: Quais as principais características de um vendedor de sucesso?

Raúl Candeloro: Na VendaMais trabalhamos sempre alinhados com o CHA das vendas – conhecimentos, habilidades e atitudes – necessários para ser um vendedor de sucesso. Mas, além disso, é preciso estar alinhado à missão, visão e valores que a empresa define.
E, assim como qualquer profissão, é preciso se especializar, estudar, se aprofundar no assunto. Assim, você vai descobrir que vender não é somente trocar um produto/serviço por uma quantia em dinheiro, e, sim, ajudar as pessoas a acharem a solução para um problema, uma dificuldade ou melhorar algo em suas vidas. Por isso, é preciso ter características específicas para se dar bem no mundo das vendas, mas, principalmente, se desenvolver constantemente na área.

Sindilojas Vale do Taquari: O que é e como se dá o processo da venda consultiva?

Candeloro: A base de uma venda consultiva são as perguntas que o vendedor faz para o seu cliente e a forma como elas são feitas.
Na revista VendaMais e nas minhas palestras, sempre falo dos cinco motivadores de compra dos clientes, e todo mundo que vai à compra de alguma coisa tem um desses motivadores. Cada pessoa possui o seu, cabe ao vendedor fazer as perguntas certas, saber identificar as reais necessidades do cliente para descobrir qual a razão, o motivo pelo qual a pessoa está comprando.
Se o vendedor conseguir identificar o motivador de compra do seu cliente, com certeza a venda será mais assertiva e o cliente sairá satisfeito. Essa será uma venda consultiva e não uma venda onde somente o vendedor convenceu o cliente a comprar um produto/serviço que estava na sua meta.

Sindilojas Vale do Taquari: Como aumentar a quantidade e melhorar a qualidade das vendas num mercado cada vez mais concorrido?

Candeloro: A melhor forma de não perder vendas para a concorrência é conhecer a concorrência. Nos workshops que faço apresento um exercício para esse caso, uma matriz de priorização onde são colocados seus principais concorrentes e pontos importantes como: preço, formas de pagamento, benefícios, vantagens. Assim, você consegue descobrir onde estão os seus pontos fracos e fortes com relação aos concorrentes. Você consegue criar uma blindagem contra eles e antecipar objeções junto ao cliente. Esse conhecimento do que você tem a oferecer que eles não tem, e o que eles tem e que você não tem, é a melhor forma de evitar a perda de clientes. Só assim você consegue antecipar objeções na hora da venda, valorizando seus diferencias.

Sindilojas Vale do Taquari: Que atitudes/comportamento levam uma pessoa a se tornar um líder de sucesso na sua organização?

Candeloro: Na VendaMais, ou em qualquer outra empresa, para uma pessoa ser um líder de sucesso é preciso entender o que seus funcionários esperam dele. Suporte, direcionamento, treinamento, supervisão e reconhecimento são algumas das coisas que os liderados esperam dos seus superiores. Uma boa liderança acontece quando o líder tem tempo disponível para seus funcionários, está engajado em ajudá-los a alcançar melhores resultados, sabe valorizar o esforço e reprimir a má conduta dentro da equipe.

Sindilojas Vale do Taquari: Como e de que forma o trabalho do líder pode influenciar nos resultados da empresa?

Candeloro: A liderança pode influenciar para o bem ou para o mal. Se ele for um líder incentivador, que ofereça oportunidades e desafios para o liderado crescer, uma relação de trabalho agradável, certamente ele vai ver um desempenho melhor e mais resultados alcançados pela equipe. O contrário também é verdade, porém, é necessário destacar que a “missão pessoal” do funcionário deve estar alinhada à “missão” da empresa para que os dois possam alcançar o sucesso. De nada adianta um ótimo líder se o funcionário simplesmente não quer ou não gosta de estar ali, por qualquer outro motivo.

Sindilojas Vale do Taquari: O que compreende a roda da liderança? É uma ferramenta válida para qualquer empresa?

Candeloro: Nessa roda são trabalhados os dez pontos da liderança e apresentadas ferramentas que podem ajudar o líder no seu dia a dia com a equipe. Desde um recrutamento e seleção mais assertivos até o Kaizen, a necessidade de inovação constante para ajudar a empresa a atingir suas metas/objetivos. É válida para qualquer empresa, de qualquer segmento, a única coisa é que o líder precisa analisar de que forma, através dela, pode contribuir para o planejamento estratégico da empresa.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...