Reload Sindilojas: Cerca de 500 profissionais se qualificam para vender mais e melhor

O Reload Sindilojas 2014 justificou na prática o seu slogan – “Vender é apenas metade da venda”. A mensagem ficou clara por meio das duas apresentações do diretor da Revista Venda Mais, Raúl Candeloro, durante a segunda edição do evento realizado na última quinta-feira, dia 27. Ele palestrou no Clube Sete de Setembro, em Lajeado, para cerca de 500 pessoas atuantes nos setores de comércio, serviços e indústria da região.

À tarde, os empresários e os profissionais de nível gerencial participaram do workshop “Roda da Liderança”; e à noite, na palestra “Venda Mais”, o foco foi a capacitação dos vendedores e colaboradores das empresas. As conferências foram interativas e repletas de conceitos e de técnicas aplicáveis nos negócios. Candeloro motivou a plateia a usar as ferramentas, para que os resultados – mais e melhores vendas – sejam efetivamente alcançados.

O Reload Sindilojas é uma realização do Sindilojas Vale do Taquari, sindicato patronal do varejo com atuação em 34 cidades. Na abertura do evento, o presidente Marcos Mallmann falou sobre as bandeiras defendidas pela entidade e provocou os presentes para várias questões que permeiam o mercado, tais como, atribuições dos líderes, comércio eletrônico, habilidades da equipe e planejamento. “É preciso constantemente reavaliar o cenário para obter um feedback da real situação e elaborar planos de melhorias. Temos que ter definido o que realmente agrega valor aos nossos clientes”, ressaltou Mallmann.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, destacou a pujança da economia local, a qual atribui à cultura do trabalho. Segundo ele, valores como disciplina e respeito são importantes para a conquista de resultados positivos, independentemente do cenário. “Como atender bem em uma loja, se não temos respeito ao próximo?”, indagou. Schmidt também destacou a parceria da Prefeitura para a viabilização do evento.

Valor é o grande diferencial das empresas

No workshop Roda da Liderança, Raúl Candeloro subsidiou os participantes com conceitos e ferramentas que buscam melhorar as práticas de vendas. A plateia recebeu apostilas e pode desenvolver, durante o evento, técnicas que auxiliam na gestão da empresa e da equipe de vendas. Mas, mais do que apenas vender, para conquistar êxito nos negócios, é preciso determinar o valor que a empresa oferece. “É preciso se questionar sempre por que o cliente compra de nós, e não do concorrente, além do preço?”. Segundo ele, ao se posicionar, seja quanto a preço ou algum diferencial, as empresas se transformam em monopólios e criam barreiras contra a concorrência. Além do posicionamento, o empreendimento precisa ter, entre outros fatores, valores, benefícios emocionais e responsabilidade social.

Objetivos claros e mudança de hábitos

Na palestra Venda Mais, Candeloro afirmou que a pessoa que tem excelente desempenho em vendas se move por sete paixões: desafios, gostar de pessoas, ambição, poder (de convencimento), liberdade, aprendizado contínuo e possibilidade de ajudar os clientes. “Quando falta alguma dessas, a performance já fica prejudicada”, afirma ele. Num teste prático, o palestrante listou os 20 erros mais comuns em vendas. “A alta performance requer a mudança de hábitos e precisamos ter atitude para isso”.

A plateia foi desafiada a refletir sobre suas rotinas e estabelecer novas atitudes “É importante saber qual a meta a ser alcançada, colocar isso no papel, ser específico e dizer por que quer aquilo. Não basta dizer que quer emagrecer, precisa dizer quantos quilos e em quanto tempo”, exemplificou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...