Região participa do lançamento da nova marca promocional do turismo do RS

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS) apresentou na noite da sexta-feira, dia 27, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, a nova marca e estratégia que vão promover o Estado como destino turístico. O evento marcou o Dia Internacional do Turismo e contou com a presença do governador Tarso Genro, da secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, e de representantes do setor turístico gaúcho, entre eles, os diretores da Imitur Viagens e Turismo, de Imigrante, Tatiana Gärtner e Jairo Gärtner, que também representaram a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Uma das proposições do Plano Diretor do Turismo implementado em 2012 era desenvolver, na área do marketing, uma marca que criasse uma identidade para o turismo do Estado. “A nova marca do turismo gaúcho tem o objetivo central de ampliar a visibilidade do turismo regional dentro de um contexto de marcas de lugares ou países, também conhecido como place branding, ou promoção de local”, explicou a secretária Abgail.

Conforme a equipe técnica da Setur, o conceito Rio Grande do Sul – Um Grande Destino engloba o conjunto de regiões que compõem o Estado, incluindo paisagens bucólicas, mas também polos tecnológicos e de negócios, grandes cidades e também pequenas localidades agrícolas. Ao falar de todas, a intenção é englobar o turismo de negócios, de compras, ecológico, de aventura, rural, social ou de lazer.

O Símbolo

“A cuia simboliza a hospitalidade e sociabilidade do povo gaúcho. É um elemento tradicional e representativo do Rio Grande do Sul e, mais do que isso, é um ícone da nossa cultura, o chimarrão, que é compartilhado pelos amigos e oferecido aos recém-chegados. Queremos transformar esse reconhecimento do Estado como terra hospitaleira em nosso cartão de visitas”, disse Abgail.

Para a diretora da Imitur, turismóloga Tatiana Gärtner, a nova marca levará a tradição dos gaúchos para os mais diversos lugares. “A cuia simboliza o nosso chimarrão, é o costume do gaúcho. Seja onde for, a nova marca estará levando e mostrando as tradições do Rio Grande do Sul”, afirmou.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...